Iguaba Grande com bons resultados após Defeso

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após um trabalho intensivo e dedicação na fiscalização no Período do Defeso na Laguna de Araruama, os resultados e qualidade do pescado em Iguaba Grande tem surpreendido. No primeiro mês, aproximadamente 22 toneladas de peixes entre as espécies de Tainha, Carapeba, Corvina, Robalo, Perumbeba e Sauba, foram contabilizadas através da Estatística Pesqueira.

Foram três meses sem a realização de qualquer atividade de caça, coleta e pescas esportivas e comerciais em toda a laguna de Araruama. Em Iguaba Grande a fiscalização contou com o suporte da Secretaria de Meio Ambiente através da Guarda Ambiental, Secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, que resultou em nenhum registro de apreensão de redes ou peixes. E logo no primeiro mês, após o término do Defeso, os resultados foram marcantes. De acordo com a Estatística Pesqueira, no mês de novembro foi movimentado economicamente mais de  R$ 130 mil.

O preço da primeira venda (para os comerciantes) é entre seis a oito reais, a quilograma, e de acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba Grande, Thiago Dutra, esse registro satisfatório também é resultado do Período de Defeso. “Diagnosticamos através da Estatística Pesqueira que a fiscalização deu certo, foi apropriada, tivemos um bom resultado”, destacou o Secretário que também enfatizou sobre a importância dos dados estatísticos “que servem não só para comparar os resultados no período de defeso como também para ter um entendimento científico das espécies que frequentam a Lagoa de Iguaba Grande”.