Imagens flagram chegada de 'China' no hospital

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times


Imagens das câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), auxiliaram a Polícia Militar na prisão de dois homens que estavam com um carro roubado na madrugada do último sábado (13) no Fonseca, Zona Norte de Niterói.  

Segundo informações do CISP, um veículo Kia Cerato que havia sido roubado no bairro foi visualizado por uma câmera instalada no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal). Um policial militar que estava no Cisp avisou a sala de operações do 12º BPM (Niterói), que por sua vez enviou uma viatura ao local onde os PMs conseguiram recuperar o veículo e prender os suspeitos, entre eles Luís Claudio Farias, o 'China', acusado pela polícia de ser o número dois na hierarquia do tráfico de drogas da comunidade Vila Ipiranga

Nas imagens, um casal sai do carro e ajuda China a ser levado para a sala de emergência do hospital. O acusado foi baleado na perna em uma operação da PM na Vila Ipiranga, sendo resgatado em seguida pelo casal. Segundo o coronel Fernando Salema, comandante do 12º BPM, China ficou custodiado enquanto passou por um processo cirúrgico e recebeu alta sendo levado imediatamente para o Complexo de Gericinó, na Zona Norte do Rio. O motorista que conduzia o veículo também foi preso, acusado de associação com o tráfico de drogas. A mulher foi liberada após ser levada para a prestar esclarecimentos na delegacia. 

“O Cisp já ajudou a PM na elucidação de diversos crimes desde a sua inauguração, em agosto do ano passado. É de extrema importância para a PM ter uma ferramenta como o Cisp. Além disso, a ação que aconteceu no Azevedo Lima nos mostrou que tão importante quanto as câmeras é o trabalho dos agentes que operam o equipamento. A prisão só aconteceu mediante o trabalho em conjunto”, garantiu Salema. 

Equipado com tecnologia de ponta, o CISP integra todas as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil. O Centro conta com 600 câmeras que monitoram toda a cidade 24 horas por dia. Do total de câmeras, 50 terão alcance de 360 graus. 

O CISP conta ainda com 80 botões de alerta que foram instalados em locais de grande concentração como terminais rodoviários e barcas, escolas públicas, conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida e também em hospitais da cidade, como o Azevedo Lima, entre outros.