Incentivo ao esporte em Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) , uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o Ministério do Esporte e a Universidade Federal Fluminense (UFF) ainda está com vagas gratuitas em Itaboraí. Ao todo, o programa está disponível em 10 bairros do município, com núcleos e subnúcleos e diversas atividades educacionais, recreativas e esportivas, como, capoeira, parkour, slackline, ballet, dança, atletismo, vôlei, futsal, handebol, recreação, reforço, artesanato e outros. 

O PELC é destinado para pessoas a partir dos seis anos de idade, sem idade limite, e também para portadores de necessidades especiais. Para se inscrever basta procurar um dos núcleos ou subnúcleos, com os seguintes documentos: original do RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos deverão ir acompanhados do responsável. 

De acordo com o coordenador geral do PELC no município, Matheus Rodrigues, ainda há vagas em todos os núcleos do programa, aonde as pessoas podem usufruir de um lazer gratuito e ainda praticar esportes, atividades físicas e recreativas. O intuito do PELC não é formar atletas, e sim oferecer acesso gratuito e bem estruturado ao esporte e lazer para todas as idades. 

Um dos núcleos mais expressivos e atuantes, o núcleo do bairro Joaquim de Oliveira, localizado na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Joaquim de Oliveira (AMABARJO) conta com aproximadamente 300 inscritos, divididos nas modalidades de vôlei, futsal, handebol, zumba, ginástica, taekwondo, funcional e futebol de campo. No mesmo bairro funciona o subnúcleo, no Campo Beira Rio. 

As aulas de vôlei, do agente social Joalber Silva Cunha é uma das mais movimentadas. E um dos destaques é a moradora de Morada do Sol, Vitória de Almeida, 17 anos. No alto dos seus 1,90 metros, Vitória começou a treinar vôlei em 2015, no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (CEVI), no Centro de Itaboraí e depois no Clube Vera Gol, com as aulas pagas. Atualmente treinando no PELC, no núcleo de Joaquim de Oliveira, na quadra da AMABARJO, a atleta fez um teste no Clube Fluminense, e está federada no clube desde o início do ano. 

“O PELC é muito bom, antes não conseguíamos fazer um jogo, pois muitos não sabiam sequer dar uma manchete, saque e outros. Hoje já dá pra jogar e quando eu venho fico até tarde. Espero servir de inspiração para muitos deles, saber que é possível aprender um esporte e quem sabe se profissionalizar”, disse Vitória. 

No núcleo de Joaquim de Oliveira, as aulas de vôlei, handebol e futsal acontecem as terças e quintas-feiras, nos turnos manhã e tarde, em diversos horários cada aula. Sendo o futsal das 8h às 9:30h e das 13:30h às 15h. O handebol das 17h às 18:30h, e o vôlei das 10:30h às 11:30h e 15h às 17h.  E ainda das 19:30h às 23h, sendo o vôlei livre apara adultos.   

  As segundas, quartas e sextas-feiras acontecem às aulas de funcional, ginástica e zumba. Sendo das 8:45h a 11h, o funcional; das 14h às 17:30h, a ginástica e zumba, divididos por horários de 1h de duração. O taekwondo acontece as segundas e quartas-feiras, das 17:30h às 19h. E ainda aula de futebol de campo, das 14h às 17h, no campo Beira Rio, próximo a AMABARJO. E aos sábados, das 15h às 18:30h, o futsal feminino.  


Abaixo segue os locais e endereços dos núcleos e subnúcleos com atividades oferecidas pelo PELC. As modalidades oferecidas serão informadas por cada núcleo.

Vila Brasil

 

Capela Santa Edwiges, na Rua 7, s/nº

Quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Carlos Rodrigues Mororó, na Rua Bahia, nº 395 (subnúcleo)

 

Porto das Caixas

 

Associação de Moradores de Porto das Caixas, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/nº.

Quadra Poliesportiva de Porto das Caixas, na Rua 6, s/nº (subnúcleo)

 

Retiro São Joaquim

 

Centro Educacional Pedagógico Plínio Paschoal, na Rua Maceió, lote 4, quadra 120

Campo do Ernani, na Avenida Belo Horizonte, s/nº (subnúcleo)

 

Itambi

 

CIEP 451 – Eliza Antônia Rainho Dias, na Rua Augusta de Jesus, s/n - Itambi, 

Campo da Bacia (subnúcleo)

 

Sambaetiba

 

Centro Comunitário de Sambaetiba, Estrada de Sambaetiba, s/nº

Quadra poliesportiva, da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, na Avenida Carlos Alberto Mendonça, s/nº (subnúcleo)

 

Rua 100   

     

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Rua F, quadra 165, lote. 3 e 4

Quadra poliesportiva da Rua 100, na Rua Papa João XXIII, 1318-1390 (subnúcleo)

Campo do Sr. Moacyr, na Rodovia Governador Mário Covas, nº 80, em Ampliação (Sub núcleo)

 

Joaquim de Oliveira

Associação de Moradores de Joaquim de Oliveira, na Rua 5, lote 325

Campo Beira Rio, Avenida Dr. Elias de Miranda, s/nº (subnúcleo)

 

Marambaia

 

Primeira Igreja Batista do Planalto, na Rua Anápolis, nº 329

Campo do Planalto de Marambaia, na Rua Anápolis, s/nº (subnúcleo)

 

Comunidade da Reta

 

Capela Nossa Senhora de Fátima, na Rua 28, nº 1983

Quadra poliesportiva da Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim, na Rua 20, s/nº (subnúcleo)

Campo do Cruzerinho, no bairro Esperança (subnúcleo)

 

Venda das Pedras 

 

Primeira Igreja Batista de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, nº 285

Campo de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, s/nº (subnúcleo)

Irmães Passonistas, na Avenida Carlos Lacerda, Areal (subnúcleo)