![]()
José Hugo Celidônio comanda workshop de vinhos com degustação na Ucam
Foto: Arquivo
A gastronomia perde um dos mais importantes nomes brasileiros. Morreu, no domingo, o chef José Hugo Celidônio, aos 86 anos, após sofrer um mal-estar, enquanto jantava com sua mulher Marialice, em uma pizzaria no Rio.
Um dos últimos eventos com participação do chef aconteceu no Campo de São Bento, em Niterói, em junho deste ano. Na ocasião, Celidônio ministrou um workshop pela Universidade Candido Mendes, onde coordenava a Escola Superior de Gastronomia. E contou um pouco das suas experiências pessoais e do universo gastronômico.
Idealizador da escola de gastronomia, o pró-reitor de Coordenação e Expansão da UCAM, Alexandre Gazé, lamentou a morte do cozinheiro, forma pela qual ele como gostava de ser chamado.
“Com o trabalho reconhecido internacionalmente, Celidônio, como era chamado por todos e Zé Hugo, para os mais íntimos, deixa um legado que avança nas mais modernas e palpitantes ofertas da boa mesa. Foi pioneiro nos pratos nacionais e estrangeiros, no que representa a formação dos primeiros ordenamentos pedagógicos da comida como ciência, do alimento como alicerce cultural. A mágica do uso constante dos temperos, deram ao professor Celidônio a vanguarda do aproveitamento integral apurado do sabor brasileiro.
Na ânsia de diluir seus conhecimentos, ajudou a criar a Escola de Gastronomia da UCAM. Com sua partida, abre uma imensa lacuna na cozinha do dia a dia para preencher um capítulo importante da história da gastronomia”. Paulista radicado no Rio, Celidônio era conhecido por adaptar técnicas tradicionais em receitas francesas e italianas com os ingredientes brasileiros. Foi primeiro a oferecer vinho como acompanhamento dos pratos em um restaurante genuinamente brasileiro.
Seu primeiro restaurante, o Sol e Mar, surgiu logo após sua passagem por Paris. Em 1968, abriu o Flag, frequentado por Tom , Vinicius e Nara Leão. Entre os anos 1980 e 2002, comandou o Clube Gourmet, em Botafogo. No fim de 2017, reabriu o restaurante, agora no complexo Lagoon. O velório foi no cemitério da Penitência, no Caju, no Rio.
José Hugo Celidônio ministra workshop em Niterói
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura