Jurujuba sofre com a rotina de irregularidades no bairro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na Avenida Carlos Ermelindo Marins, veículos de passeio ocupam o espaço destinado aos coletivos

Foto: Lucas Benevides

Em todo verão, a rotina de irregularidades se repete em Jurujuba, bairro histórico da cidade. Nos dias de sol forte, os visitantes do local estacionam seus carros por toda a extensão da Estrada General Eurico Gaspar Dutra, estreita rua que dá acesso as praias Adão e Eva e a Fortaleza de Santa Cruz, o que dificulta a passagem de veículos de moradores e os ônibus da linha 33 (Jurujuba x Centro). Em alguns pontos, nem as placas de proibido estacionar coíbem a ação dos motoristas. 

Apesar de ser contemplada com a Operação Verão, que leva maior fiscalização às praias de Niterói durante o período do verão, moradores de Jurujuba alegam que as irregularidades não param de acontecer. Segundo eles, agentes de trânsito são enviados para o local nos dias de maior procura para realizar fiscalização, porém, quando eles vão embora, os estacionamentos desordenados se repetem. 

De acordo com a comerciante Nilzelia Machado, 53 anos, a quantidade de carros em situação irregular atrapalha o acesso dos visitantes e moradores até o fim da via, onde há a Fortaleza. Além disso, a alta velocidade dos veículos que trafegam pela estrada também assusta, já que o local é residencial. 

“A placa de proibido fica em cima dos carros estacionados e não adianta. Fico preocupada por ser moradora e como comerciante, já que chega uma hora que não passa carro do Exército, ônibus e nem turistas”, comentou, completando que os agentes da Niterói Transporte e Trânsito comparecem a praia, fazem ronda, fiscalizam e vão embora. Segundo ela, é neste momento que os motoristas voltam com as irregularidades. 

Além de prejudicar os próprios motoristas que não conseguem trafegar normalmente, as irregularidades também atrapalham a vida de moradores ou visitantes que chegam ao local de ônibus. Por ser muito estreita, a via não comporta dois veículos de uma vez, sobretudo quando um outro está estacionado nas baias que serviriam de recuo, onde placas de proibido estacionar estão instaladas. Um motorista de um coletivo, que prefere não se identificar, comenta que, em alguns dias de sol forte, os ônibus não conseguem trafegar pela Estrada General Eurico Gaspar Dutra. 

“Muitos também param em nossa área de escape, no final da Av. Carlos Ermelindo Marins, onde há uma placa avisando sobre o destinamento para os ônibus”, relatou, completando que, diferente dos outros anos, quando até reboque era chamado, nesse verão, eles ainda não viram esse tipo de ação. 

Procurada, a prefeitura informou que a NitTrans age diariamente fiscalizando o estacionamento irregular na cidade, entre outras infrações de trânsito. A NitTrans mantém ponto fixo de fiscalização na Praia de Adão e Eva nos fins de semana e feriados, com dois agentes destacados para atuar exclusivamente na região. Durante a semana, agentes de trânsito cumprem rota de fiscalização em todos os pontos da cidade, de acordo com a demanda identificada, inclusive na Praia de Adão e Eva. 

Ainda segundo o Executivo, a NitTrans e a Secretaria de Ordem Pública irão intensificar as ações na região.