Linhas 38B e 39B voltam ao trajeto normal a partir desta quarta-feira

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A partir desta quarta-feira (20), as linhas de ônibus 38B (Itaipu-Charitas) e 39B (Piratininga-Charitas) voltam ao trajeto normal no trecho entre o DPO do Cafubá até o túnel Charitas-Cafubá, acessando as pistas rígidas (BHS). O ponto de ônibus neste trajeto será na rótula do Cafubá.

Com previsão para serem entregues no próximo dia 22, as obras de macrodrenagem em Piratininga e Itaipu foram concluídas antes do prazo. Desde o último fim de semana, os motoristas que seguem de Piratininga para Itaipu já acessam a região do Trevo de Piratininga (rótula do Multicenter) normalmente.

Para a execução desta obra, que é a maior obra de macrodrenagem da Região Oceânica, foram colocados 1,7 quilômetro de galerias para escoamento de águas pluviais, a partir da Estrada Francisco da Cruz Nunes (na altura da Rua Uirapuru, ao lado do motel Status) até a Avenida Almirante Tamandaré (próximo a Rua Átila Nunes, ao lado do posto BR). A obra tem investimento de R$ 32 milhões com recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF).

As intervenções vão resolver problemas históricos de alagamento em áreas como o Trevo de Piratininga e na região perto do motel Status, além de beneficiar o loteamento Santo Antônio, já que após a sua execução, será possível iniciar o trabalho de microdrenagem do loteamento.

TransOceânica – O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Roberto Boechat, explica que a próxima etapa será a conclusão das obras das pistas sentido Centro do trecho 6 (do supermercado Diamante até o shopping Itaipu Multicenter).

“Serão intervenções com menor impacto no trânsito. Em outros trechos, estamos finalizando algumas áreas de calçadas e o deslocamento de alguns postes, que está sendo realizado pela Enel. Vale lembrar que projeto foi adequado para incluir o maior número possível de vagas de estacionamento nas áreas próximas ao comércio. Reuniões realizadas entre comerciantes, moradores, representantes da Prefeitura e do consórcio responsável pela obra vêm possibilitando importante diálogo para o desenvolvimento dos trabalhos na região”, diz.

Boechat lembra, ainda, que as passagens para retorno, que serão definitivas, vão ser finalizadas com drenagem e pavimentação no primeiro trimestre de 2018. “Estas conversões, que já estão funcionando, ajudam a melhorar a mobilidade na Região Oceânica”, acrescenta.

Investimentos – Em quatro anos e meio, a Região Oceânica teve o maior investimento de sua história. São mais de R$ 100 milhões só em drenagem e pavimentação, beneficiando bairros como Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto, parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre. São mais de 150 ruas com obras executadas.