Propostas e compromisso com o comércio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ao propor um encontro entre os candidatos a deputados estaduais e federais com empresários do setor de comércio e serviços, a CDL Niterói tinha o objetivo de estimular a discussão de propostas que beneficiassem o crescimento e desenvolvimento dos negócios da nossa região.

O que não imaginávamos era a comoção gerada em torno das nossas pautas. Quando enviamos o convite aos 31 candidatos a deputado estadual residentes em Niterói – de acordo com as informações obtidas pelo TRE – para a realização da inscrição no encontro, apenas dois candidatos possuíam propostas para o comércio. Para participar do encontro, estabelecemos como premissa que os candidatos apresentassem propostas para o setor, visto que o objetivo era a exposição de ideias para firmarmos um compromisso com aqueles que se elegerem. O interesse pelo encontro com empresários e lojistas provocou nos candidatos uma imersão nos problemas e necessidades do setor para a proposição de soluções e projetos específicos para o nosso segmento.
 
Perceber esse movimento foi importante. Até então não possuíamos representantes, pessoas que pudéssemos cobrar diretamente no poder legislativo a respeito das nossas pautas. Talvez isso se devesse pelo fato de não os instigarmos a refletirem sobre o peso que o setor de comércio e serviços possui na economia da nossa cidade, na geração de empregos e renda, no desenvolvimento econômico e social.
 
Estiveram presentes no encontro os candidatos a deputado estadual Walter Dourado, Gustavo Schmidit, Joel Pereira, Coronel Salema, Bruno Lessa, Feres Melo, Delegado José Paulo Pires, Gegê Galindo e Felipe Peixoto. Foram realizados três blocos, sendo o primeiro de apresentação pessoal e de propostas, o segundo com perguntas elaboradas pela comissão organizadora do encontro e o terceiro com perguntas feitas pela plateia, composta majoritariamente por empresários.

Entre os temas levantados durante o encontro, estiveram a mobilidade urbana, a carga tributária, o incentivo às pequenas e microempresas e também às startups, o incentivo ao crédito, ao turismo e à desburocratização.
 
Ao final do encontro, os candidatos tiveram a opção de assinar a carta de compromisso com o comércio, elaborada pela CDL Niterói. Caso sejam eleitos, a Câmara de Dirigentes Lojistas cobrará o cumprimento das propostas contidas na carta, as quais beneficiarão o nosso setor e proporcionarão melhorias necessárias ao desenvolvimento de nossa cidade. No dia 18 de setembro, próxima terça-feira, a CDL Niterói receberá os candidatos a deputado federal para ouvir suas propostas e firmar um novo compromisso. Unidos somos mais fortes.