A luta continua

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A persistência é uma das características do bom empreendedor, sendo também requisito fundamental para as entidades de classe que se fazem efetivamente representativas e combativas.  O Sindilojas Niterói, por exemplo, é assim. Nossas bandeiras de atuação -- invariavelmente surgidas a partir dos próprios anseios e necessidades dos lojistas estabelecidos na cidade -- sempre são debatidas internamente, até que tiremos uma posição única, a ser defendida pelo Sindicato. 

Nós somos persistentes, e temos orgulho disto, ainda mais porque procuramos só travar bons combates -- lutas que digam respeito a avanços para a coletividade;  tendo como eixo o lojista, é claro, mas sempre considerando o que possa ser melhor para o nosso município. 

Faço tais considerações porque nos últimos dias vimos, infelizmente, serem vetadas duas propostas importantes para o Comércio, propostas estas que partiram e desde o início foram apoiadas pelo Sindilojas. 

Um dos vetos diz respeito à redução do número de feriados na cidade.  Nós defendemos a transformação do 22 de Novembro em simples data comemorativa, deixando de ser feriado municipal. O excesso de feriados encontra seu pior momento nos meses de novembro, aqui em Niterói, pois há quatro datas “premiadas”: Finados, dia 2; Proclamação da República, dia 15; Zumbi, dia 20; e Emancipação de Niterói, dia 22. Considerando os dias “enforcados” e os lamentáveis pontos facultativos, o mês útil (e o faturamento do Comércio) cai pela metade. Pois bem: a tão sonhada transformação do 22 de Novembro -- que deixaria de ser feriado para ser apenas data comemorativa -- acabou sendo vetada.

O outro veto foi da assim chamada “Lei dos Jiraus”, que propôs a ampliação da área de piso permitida para aquelas instalações que dão melhor aproveitamento para o espaço aéreo dos estabelecimentos, e que são usados quase sempre para a guarda de estoques. Pois lá lá veio o veto à proposta que tanto defendemos.

O Sindilojas se manterá empenhado na aprovação dessas questões. Vamos refazer ambas as sugestões, buscando ainda maior apoio e reforçando nossas argumentações. Mesmo que, no caso dos jiraus, tenhamos que fazer alguma adaptação -- a partir, talvez, do que se dispôs na vizinha Rio de Janeiro, no Artigo 15 do projeto de lei complementar 43/2017, que instituiu o código municipal de obras e edificações simplificado. O importante para nós é que consigamos garantir maiores áreas úteis para os lojistas.  Já a questão da redução dos feriados, esta não teremos como transigir em nada: apenas insistir na argumentação. Temos certeza que o governo será sensível a ambos os projetos.

Seja como for, para o Sindilojas Niterói a luta continua. Sempre!