NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Máquina de livros chega a Niterói



O projeto literário “A incrível máquina de livros” chega a Niterói no próximo fim de semana. A ação que incentiva à leitura através da troca de livros acontece no Horto do Fonseca, entre os dias 9 e 11 de junho, das 9h às 18h. O projeto já percorreu 21 cidades brasileiras e chega pela primeira vez à região fluminense, onde também passa pelo Boulevard Olímpico, no Centro do Rio de Janeiro, na próxima terça e segue até quinta-feira, das 9h às 18h.

A iniciativa foi desenvolvida com a proposta de ampliar o repertório de leitura dos cidadãos, estimulando a troca de livros, por meio de uma máquina que transforma livros antigos em exemplares novinhos em folha. Cada participante tem a oportunidade de colocar até três livros na máquina e transformar as histórias como um toque de mágica. Ao todo 12 mil livros já foram recriados desde o início do projeto.

Para garantir que todos os cidadãos tenham acesso democrático à leitura, a incrível máquina de livros tem capacidade para receber até mil livros por dia. O projeto oferece centenas de títulos como clássicos da literatura mundial e brasileira, escritoras infantis de sucesso e autores indicados ao Prêmio Jabuti. Como as obras doadas são oferecidas para outros leitores, não são aceitos livros didáticos, técnicos e gibis.

De acordo com Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), esta iniciativa é essencial para a formação de leitores no País. “Os livros são determinantes para ampliar a maneira como se percebe o mundo, aprimorando o raciocínio humano contra preconceitos e a liberdade de ideias. Difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as principais bandeiras da CBL”, destaca.

Scroll To Top