MAC fica vermelho e entra na luta para alertar sobre HIV/Aids

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times


O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) ganhou, na noite desta sexta-feira (1°), uma iluminação vermelha para chamar atenção da população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. A iluminação especial faz parte do Dezembro Vermelho, uma campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com ampla assistência e tratamento nas oito unidades com Serviço de Atenção Especializado (SAE) e cuidados de acolhimento e prevenção. Ainda este mês haverá o início da implantação da Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP), que consiste no uso preventivo dos medicamentos tenofovir e entricitabina combinados num único comprimido. A cidade faz parte do grupo de 21 municípios que participarão do projeto do Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos conta que, atualmente, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) possui cerca de 4 mil pacientes cadastrados para tratamento de HIV/Aids. Ela destaca que todas as unidades da rede básica realizam o teste de HIV e explica como a população é atendida pelo Serviço Especializado.

“A realização do teste em nossas unidades é importantíssima. A partir da confirmação do diagnóstico do HIV em uma unidade da rede básica ou uma unidade de urgência e emergência, o paciente é encaminhamento para o SAE e recebe todos os cuidados necessários”, explica.

O Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças, adolescentes. Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista, ginecologista.