Mais 1.205 professores autorizados pelo MEC

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a contratação de 1.205 professores e técnicos administrativos para institutos federais em todo o País. A portaria 447, publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira, também reserva vagas para unidades de Niterói e São Gonçalo. 

Ao todo, serão destinadas 810 vagas para professores e 395 para técnicos. As contratações contemplam 32 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II. As vagas autorizadas servem tanto para nova seleção pública quanto para concursos ainda em validade.

O Cefet/Rj, por exemplo, receberá 29 novos profissionais. Já o IFRJ, que tem uma unidade em São Gonçalo, terá um aumento de três profissionais no quadro, sendo um administrador, um médico e um técnico em assuntos educacionais.

O Colégio Pedro II, com unidades no Rio e em Niterói, no Barreto, ganhará 36 concursados, entre técnicos em laboratório, fonoaudiólogo, nutricionista e analista de tecnologia da informação. 

De acordo com o MEC, a destinação das vagas de acordo com as unidades vinculadas será definida pela reitoria das instituições.

Todos os anos, as instituições precisam enviar ao MEC, até o mês de abril, a previsão de provimento para o ano seguinte. Essa previsão considera a expansão das matrículas, o próprio crescimento da Rede Federal e a suplementação do quadro de professores. Para receber novas vagas, os institutos precisam atender a alguns critérios, como o aumento no número de matrículas de um ano para outro, a possibilidade de aposentadoria e também a relação aluno-professor.