Apreensão de adolescente cresceu 68%, com 32 registros em 2014 e 54 em maio de 2015
Júlio Silva
O Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) divulgou nesta terça-feira (16), os indicadores de criminalidade do mês de maio deste ano em comparação com o mesmo mês em 2014. Segundo os índices, cresceu o número de roubos a estabelecimentos comerciais em Niterói e Maricá em 18,5%, com 27 casos em 2014 e 32 neste ano. Roubos a celulares teve um aumento de 128%, com 14 registros no ano passado e 32 neste ano. Ainda de acordo com o ISP, apreensão de adolescente cresceu 68%, com 32 registros em 2014 e 54 em maio de 2015.
Apesar dos aumentos, Niterói e Maricá também apresentaram quedas em outros índices de criminalidade, como roubo a residências, com quatro registros neste mês, contra 10 no ano passado (-60%), roubo a transeunte, com 360 casos em 2014 e 296 neste ano (-17,7%) e roubo de carro. Ainda de acordo com o ISP, houve redução de 18% em homicídios dolosos, com 11 casos em maio do ano passado e nove neste ano (-18%).
Segundo o policial federal, especialista em Segurança Pública, e colunista de O FLUMINENSE, Sandro Araújo, o aumento de apreensão de adolescentes não é visto com espanto. Segundo ele, esses índices já eram esperados por causa dos recentes casos envolvendo delitos na cidade, como tráfico de drogas.
“Infelizmente temos a cada dia mais jovens sendo recrutados pelos barões do tráfico de drogas. Além disso, eles estão entrando cada vez mais cedo e é preciso que haja um trabalho maciço de prevenção, bem como oportunidades para que eles tenham uma escolha. Não adianta políticas paliativas, porque o problema não vai se resolver assim”, analisa Sandro.
Crescente – No acumulado de janeiro a abril de 2015 também divulgado nesta terça-feira pelo ISP, em comparação com o mesmo período de 2014, Niterói e Maricá registraram nove casos de latrocínios (roubo seguido de morte). Neste período no ano passado não houve nenhum caso registrado. O crescimento também acontece para roubos a estabelecimentos comerciais, que no primeiro quadrimestre de 2014 registrou 124 casos e no mesmo período deste ano foram 140, cerca de 13% de aumento.
Tanto no primeiro trimestre como no quadrimestre acumulado de janeiro a abril deste ano, o número de roubos de aparelhos celulares apresentou aumento de 131% e 156%, respectivamente. Em contrapartida, o número de roubos a pedestres apresentaram queda no mesmo período acima, com 11,5% e 6,6%.
“É importante ressaltar que registros de ocorrências dos roubos a transeuntes e aparelhos celulares foram desmembrados nas delegacias. Se um assalto a um cidadão na rua, em que fosse levado seus pertences e celular fosse registrado de uma única vez, certamente teríamos um aumento no índice ‘roubo a transeunte’”, explicou o professor de Violência Urbana do curso de Segurança Pública da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Marcus Vinícius Calçade.