Maricá promove evento vegano neste domingo

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá, através da Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde, vai realizar neste domingo (17), das 10h às 17h, na Praça Tiradentes (Araçatiba), o Encontro Viver Bem - Edição Vegana. Além de palestras, oficinas, atividades físicas e recreativas – como aulão de yoga, de dança árabe, pilates e iniciação a meditação - haverá apresentação de vídeos e desenhos para as crianças e food truck especializado na culinária vegana.

As opções gastronômicas serão oferecidas por food trucks, que vão vender salgados, tortas, bolos, hambúrgueres artesanais, pães de queijo, pastéis, temperos, quiches, strogonofe, compotas, licores e risoto.

No local, também haverá barraquinhas comercializando cerveja artesanal, produtos fitoterápicos, compostagens, biojóias, joias de prata, cristais, mandalas, filtros de sonhos e produtos orgânicos.

 Segundo o coordenador Bruno Rodrigues, serão realizados quatro encontros ao longo do ano, sendo um a cada estação. 

“Em cada edição, a gente vai abrir voz para uma determinada classe ou movimento. Neste primeiro, estamos com uma edição vegana, em parceria com a União de Veganos de Maricá, então vamos ter acesso à gastronomia, atitudes e todo o ponto de vista deles, promovendo um dia específico para a reflexão de exemplos que trazem bem estar e qualidade de vida para todos os munícipes tendo como meta a prática de atividade física, o autoconhecimento e a alimentação saudável”, declarou. 

Representantes da União de Veganos Independentes de Maricá e das organizações Mercy for Animals (que luta mundialmente pelo combate da crueldade contra animais explorados para abate) e Divers for Sharks (que luta pela preservação dos tubarões) estarão presentes. O veganismo é um movimento que baseia sua alimentação em produtos de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos e sementes. Os veganos não consomem nenhum produto de origem animal: carne, peixe, lacticínios, ovos ou mel.

Moradora da cidade, a dona de casa Rita de Cássia Vergueiro, de 34 anos, não vê a hora de poder desustar os produtos veganos que serão oferecidos durante o evento deste domingo. Ela conta que os pais são veganos e ela foi criada desde crianças sem o consumo de carnes à mesa.

“Mais do que uma opção pela saúde, é um ato de respeito aos animais. Podemos mudar os nossos hábitos alimentares sem prejuízo para o funcionamento do nosso corpo. É só uma questão de vontade. Já convenci muitos amigos a seguirem por esse novo caminho. E nenhum deles se arrependeu”.