Mau cheiro na areia da prainha

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma mancha, de tom esverdeado, muda a paisagem da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica, considerada uma das mais belas do Estado do Rio

Marcelo Feitosa

Uma língua negra está mudando o cenário paradisíaco da prainha de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói.  Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que fez uma vistoria no local há cerca de 10 dias, o líquido de cor esverdeada que segue em direção ao mar é proveniente da galeria de águas pluviais. Os banhistas reclamam ainda do forte mau cheiro.

A funcionária pública, Rosilene dos Santos, moradora do Flamengo, na Zona Sul do Rio, cruzou a ponte para curtir o mar de Itacoatiara.

“Saio do Rio para vir aqui e hoje levei um susto. Essa faixa de água escura me deixou preocupada, pois Itacoatiara era a praia que eu considerava como melhor do Rio de Janeiro. Se não for esgoto, alguma coisa de errado é, pois, venho aqui há anos e nunca vi nada parecido. É uma pena que a poluição tenha chegado por aqui”, desabafa a banhista.

Morador do local há mais de 50 anos, o aposentado Roberto Almeida, de 72 anos, conta que as pessoas estão descobrindo a praia de Itacoatiara e o crescimento do local não está fazendo bem à região. 

“Nós moradores, estamos preocupados, pois queremos uma praia limpa, porém, sinceramente acredito que essa situação vai continuar como está e nada vai mudar, infelizmente. É o preço que pagamos pelo crescimento desordenado”, diz.

Uma outra moradora do bairro há mais de 25 anos, Floriza Furtado, avalia que se deparar com uma língua negra na praia é um absurdo. 

“Meus filhos foram criados aqui e nunca vi isso. Já tem cerca de duas semanas isso e peço que olhem por essa praia que já foi considerada um paraíso. Os barraqueiros que hoje ficam na praia é um problema muito sério, pois eles mesmo sujam o local. Para mim esse fato é uma questão crítica e uma providência tem que ser tomada antes que piore”, conta a moradora.

O Inea ressaltou que mandará mais uma equipe ao local para verificar o motivo do mau cheiro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eurico Toledo, explica que os últimos laudos deste ponto da praia não apontam despejo de esgoto no mar de Itacoatiara. Segundo ele, só um fato novo poderia ter alterado a situação. No entanto, o secretário garantiu que enviará mais uma equipe ao local hoje para uma avaliação .