A experiência da mediação de conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deverá começar a ser aplicada, em breve, na solução de disputas e embates no município de Niterói. O desembargador Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJRJ, e o prefeito Rodrigo Neves, que estava acompanhado de seu vice, Comte Bittencourt, iniciaram na quarta-feira (8/5), no Fórum Central, entendimentos para futura parceria na resolução de conflitos naquele município através do Programa Rede Mediar – Pacto Niterói Contra a Violência.
O programa foi lançado ano passado com 18 projetos voltados para as áreas de convivência e engajamento dos cidadãos, prevenção, policiamento, justiça e ação territorial integrada. As propostas visam reduzir os índices de violência e construir novas relações e abordagens de conflitos como modo de prevenção à violência.
“O programa de mediação de conflitos liderado pelo TJRJ é uma referência nacional. E Niterói pretende implementá-lo junto com o Pacto Niterói Contra a Violência, que prevê várias ações: da prevenção até o apoio às forças policiais do estado”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
Mediação na solução de conflitos em pauta no TJRJ
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura