Mobilidade será uma prioridade

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

José Luiz Nanci disse que, tão logo assuma seu mandato na prefeitura, vai promover uma grande auditoria

Foto: Arquivo/Marcelo Feitosa

O médico José Luiz Nanci (PPS) foi eleito para governar São Gonçalo de 2017 a 2020, uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que enfrenta uma série de problemas nas mais diversas áreas. Na área de transporte, para investir na mobilidade urbana, Nanci disse que vai lutar para convencer o Governo do Estado a implantar o BRT (Bus Rapid Transit) do Centro de Niterói até Alcântara. Ele aposta no apoio do presidente estadual do PPS, Comte Bittencurt, que foi eleito vice-prefeito de Niterói, durante o diálogo com o município vizinho e o Estado. O dinheiro para as obras necessárias, segundo ele, poderia sair da iniciativa privada.

“A parceria entre os municípios vizinhos da Região Metropolitana é fundamental para que tenhamos avanços reais em relação à melhoria do transporte público. Para isso, vou a Brasília na próxima semana já para conversar sobre essa questão. Depois vou conversar com Rodrigo Neves sobre esses apoios que são indispensáveis. O BRT é um projeto necessário e também o mais viável. Ele vai diminuir, consideravelmente, o tempo de viagem dos estudantes, trabalhadores e demais usuários dos transportes coletivos que passam uma boa parte do seu tempo no trânsito. São Gonçalo precisa de um transporte de massa. A proposta visa realizar a obra por meio de um consórcio, através de parceria público-privada”, explicou.

O prefeito eleito também disse que pretende, nos primeiros meses de governo, levantar as outras principais demandas da cidade. 

“Sei que São Gonçalo tem muitos problemas e quero cuidar das pessoas daqui, afinal fui eleito para isso. Quero fazer o gonçalense voltar a ter orgulho da sua cidade. Sou uma pessoa simples e trabalhadora, um gonçalense de verdade, que vem se preparando há 30 anos, adquirindo experiências como vereador, deputado estadual, secretário municipal e estadual, entre outras funções que assumi ao longo desse período. É certo afirmar que São Gonçalo precisa progredir em vários aspectos”, declarou.

Nanci disse também que, tão logo assuma o seu mandato, vai realizar uma grande auditoria para reduzir pela metade o número de autarquias municipais. 

“Assim que eu assumir o governo, darei início às análises necessárias para ter uma visão realista sobre a situação do município. Quanto às secretarias, meu objetivo é reduzir, pelo menos, à metade o número de autarquias municipais. Pretendo governar com, aproximadamente, 15 secretarias. Também vou analisar os cargos comissionados. Neste caso, somente os que realmente são necessários para o funcionamento pleno da máquina serão mantidos”, adiantou. 

Segundo Nanci, um dos seus maiores desafios será ajustar a economia do município, que passa por um período de baixa arrecadação.

“Minha proposta é fazer os setores da prefeitura voltarem a funcionar com qualidade para a população. Para isso, vamos equilibrar as contas do município com o orçamento e assim atrair novas empresas, incentivar o comércio já atuante na cidade, para gerar emprego e renda”, afirmou. 

Além da saúde, educação e segurança Nanci disse que a coleta seletiva de lixo também vai ser uma das prioridades de seu governo. 

“Não tem como a população sentir orgulho da sua cidade com tanta sujeira espalhada. Todo mundo é prejudicado. Além da imagem feia da cidade, também reflete na saúde das pessoas. Como médico, conheço bem esses problemas. Isso eu vou resolver. Primeiro, com um processo licitatório transparente e sem interferências. Ganha quem tiver o melhor serviço e valor de prestação. Hoje me sinto mal em ver as ruas da cidade cheias de lixo. Quero resgatar a autoestima dos gonçalenses e esse é um dos pontos principais”, disse. 
Como havia anunciado no início da campanha do segundo turno, Diego São Paio (Rede) e Marlos Costa (PSB) vão ocupar as pastas de Educação e Assistência Social, respectivamente.  

De acordo com Nanci, estes são os únicos nomes já definidos. 

“Ainda não tenho os outros nomes, mas estou avaliando para montar um quadro técnico e competente, comprometido com o desenvolvimento de São Gonçalo. Quero um governo justo e decente, com a população sempre em primeiro plano. Estou concentrado na formação do secretariado e em boas articulações para conseguir recursos e começar a colocar em prática meu plano de governo, logo nos primeiros dias da minha gestão”, afirmou. Confira abaixo as propostas do prefeito eleito para outros setores:

Saúde – Nanci disse que vai melhorar a qualidade nos atendimentos à população; ampliar o acesso a exames, consultas e cirurgias; desenvolver programa direcionado aos idosos; reforçar o Programa Médico de Família; ampliar o número de leitos, que hoje tem um déficit de mais de 2 mil leitos nas unidades de saúde.

Educação –  Oferecer o melhor ensino para as crianças, assim como mais creches. Também colocar em prática um projeto piloto com escolas em tempo integral e resolver o problema relacionado à merenda.

Mobilidade Urbana – Priorizar o transporte público integrado; melhorar calçadas e vias de acesso da cidade; e modernizar a sinalização e ordenar o trânsito, aproveitando melhor as vias secundárias e alternativas do município.

Segurança Pública – Melhorar a iluminação nas ruas da cidade, incluindo os acessos às rodovias; criar um centro de monitoramento com câmeras nas ruas; buscar parcerias com os governos Federal e Estadual para conseguir recursos e mais policiais (civis e militares) para São Gonçalo. Ampliar as ações da Guarda Municipal.