Moradores querem volta do radar

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times


Mais de um ano depois de ser retirado, o radar que ficava na Avenida Rui Barbosa, popularmente conhecida como Estrada da Cachoeira, em São Francisco, no sentido Centro próximo ao número 791, ainda não foi reinstalado. Em meados de 2015, um motorista de caminhão perdeu o controle da direção e colidiu com o aparelho, que ainda ficou alguns dias no local antes de ser removido. As placas indicando a presença de fiscalização eletrônica permanecem ao longo da via. Moradores, pedestres e condutores que passam pelo local com frequência cobram a reinstalação do dispositivo. 

A principal preocupação da comerciante Dandi Costa, de 54 anos, é com quem passa a pé pelo local, que concentra grande volume de veículos todos os dias. 

“Acho extremamente necessário que o radar seja colocado de volta no local. Por aqui passam muitas crianças, no horário de saída das escolas é um sobe e desce danado. Também tem muitos idosos que passam para ir à igreja, para pegar ônibus... E os carros passam em altíssima velocidade. É perigoso”, defendeu. 

A aposentada Carla Vieira, de 74 anos, falou sobre a espera da população pela reinstalação do aparelho. 

“Estamos esperando até hoje que voltem com a fiscalização. Os carros e os caminhões passam ‘voando’ por aqui. Acredito que, com o radar, os motoristas ficam um pouco mais cuidadosos, e os números de acidentes vão diminuir”, disse. 

Contudo, a necessidade da volta do funcionamento do dispositivo não é unanimidade entre quem passa pelo local. O mecânico Ramires Alcântara, de 30 anos, acredita que os acidentes diminuíram depois que o radar foi retirado. 

“Os carros vinham em alta velocidade, freavam em cima do radar, e o veículo que vinha atrás acabava batendo. Pelo menos isso não acontece mais”, apontou.  

Fiscalização – A Prefeitura de Niterói informou que “radar inoperante não significa via sem fiscalização. A sinalização indicando fiscalização eletrônica no local é mantida por causa do radar móvel, como determina o CTB. Com relação à recolocação do radar na via, a prefeitura informou que a implantação não tem data prevista.

Dados – Passando por reestruturação em seu sistema, o Corpo de Bombeiros informou que não está realizando levantamento de dados estatísticos e, por isso, não tem números sobre acidentes recentes na Estrada da Cachoeira.