Mudança nos horários de saída das barcas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na linha Praça XV - Arariboia, o ajuste será apenas nas viagens de domingos e feriados com intervalos passando para uma hora.

Foto: Nathalia Felix

Secretaria de Estado de Transportes anunciou nesta quarta-feira (19) que, a partir do dia 1º de novembro, o horário de funcionamento das barcas sofrerá alterações. Segundo o órgão, a medida visa readequar a operação nas linhas em horários em que há baixa demanda de passageiros – após levantamento realizado pela concessionária CCR Barcas - e ocorrerá de forma coordenada com o reforço da oferta de linhas de ônibus com tarifas inferiores às aquaviárias, nos horários suprimidos, a fim de minimizar eventuais impactos para os passageiros. Segundo a CCR Barcas não haverá alterações nas tarifas.

Ainda segundo a secretaria, a nova grade foi autorizada em caráter experimental, preservando a rotina de 99,1% dos usuários, com vistas a racionalizar os custos da operação. Além disso, a autorização também determina a utilização das novas embarcações adquiridas pelo Governo do Estado em caráter prioritário. 

Alterações – Na linha Praça XV-Arariboia, o ajuste será apenas nas viagens de domingos e feriados, que serão realizadas exclusivamente com as novas embarcações de 2 mil lugares. O intervalo entre as saídas dobrará, passando de 30 para 60 minutos, reduzindo pela metade o número de viagens diárias: de 36 para 18 no sentido Arariboia e de 38 para 19 no sentido Praça XV.

Na linha Praça XV-Cocotá, serão realizadas viagens às 7h, 8h e 9h20 no sentido Praça XV; e 17h30, 18h40 e 19h50 no sentido Cocotá. Em virtude da baixa demanda, as viagens nos demais horários serão suprimidas e haverá reforço de oito linhas de ônibus que seguem para o Centro do Rio: 321, 322, 323, 324, 325, 326, 327 e 328. A linha Cocotá permanecerá sem operação aos sábados, domingos e feriados.

Já a linha Praça XV-Charitas, sofrerá interrupção de sua operação entre 12h e 16h, período de menor demanda, e os intervalos entre as viagens serão ajustados de 15 para 20 minutos nos horários de pico. Como alternativa, das 12h às 16h, além da Linha Arariboia–Praça XV, haverá reforço nas linhas de ônibus sociais e seletivos: 740D, 750D, 760D, 775D, 1905D, 1910D e 2750D.  A linha seletiva Charitas também permanecerá sem funcionamento aos sábados, domingos e feriados.