Na Avenida Amaral Peixoto, o problema é o estacionamento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Guarda Municipal e agentes de trânsito fazem rondas ao longo da avenida, mas alguns motoristas insistem em estacionar

Foto: Evelen Gouvêa

Importante via do Centro, a Avenida Amaral Peixoto concentra um grande número de comércios, bancos, escritórios e consultórios. Por conta do grande fluxo de veículos, o estacionamento apenas é permitido em seu início, salvo em dezembro, quando o lado direito fica liberado para facilitar compras de Natal. Entretanto, motoristas mais “espertinhos” burlam a regra e estacionam de maneira desordenada, mesmo com a fiscalização da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito. Em novembro, 70 veículos foram autuados no local.

O barbeiro Carlos Barcelos, 35, trabalha em um estabelecimento da via e já percebeu a quantidade de veículos que estacionam irregularmente. Na altura do número 370 em diante, os abusos aumentam. 

“A via tem cinco faixas, atualmente, tem menos uma por conta do estacionamento rotativo de dezembro e ainda param desse lado… atrapalha bastante o fluxo. Às vezes acontece até de um veículo parar atrás de outro que está estacionado sem saber”, comentou.

Alguns lojistas argumentam que motoristas estacionam na faixa da esquerda para resolver questões rápidas, já que há poucos estacionamentos próximos.

“Depois que a avenida perdeu o estacionamento, nós, comerciantes, perdemos clientes que não querem andar até longe, pagar o estacionamento e, muito menos ser multados. Entendemos a questão do trânsito e da ciclovia, mas poderíamos ter mais espaço para os clientes”, pediu um lojista, que preferiu não se identificar.

Possível melhoria sugerida por comerciantes, e que talvez diminuísse as irregularidades, seria permitir que o estacionamento no lado direito  durante todo o ano.

“Acredito que se não atrapalha em dezembro, também não prejudicaria no resto do ano”, observa o advogado Claudio Teles, 50 anos. Segundo ele, a fiscalização é pontual e alguns minutos depois que a guarda-municipal deixa o local, as irregularidades voltam a aparecer.

A Prefeitura de Niterói informa que a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e a Guarda Municipal fazem rondas no local e que carros flagrados estacionados irregularmente são autuados. Em relação ao estacionamento do lado direito da via, informou que a prática é permitida apenas neste mês para facilitar as compras de Natal e que, ao longo do ano, a permissão não é possível por conta do grande volume do tráfego. Ainda de acordo com a prefeitura, ao longo da avenida e de outras vias do Centro há placas informando sobre a proibição de estacionamento.