Depois de mais de meio ano percorrido e com o início de setembro, a corrida pelas vagas temporárias para as festas de fim de ano já começou. E a notícia é boa: segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, a expectativa é de um crescimento de 30% nas contratações do comércio niteroiense em relação a esse período do ano passado e as maiores chances começam a partir de outubro. Apesar da expectativa, não foi divulgado o número de vagas que devem ser disponibilizadas.
Muito comum em épocas comemorativas, as vagas temporárias representam mais uma chance para a população desempregada conseguir uma renda. Isso porque, há uma maior demanda de atendimento quando as vendas crescem e, também uma possibilidade de ser efetivado no cargo.
Luiz Vieira, vice-presidente da CDL, comenta que a câmara tem percebido a classe empresarial mais otimista em relação às vendas deste fim de ano. Por conta de uma cautela nos investimentos para o período, ainda não há uma previsão percentual, mas a expectativa é de superar as vendas do ano passado. Nesse período, houve uma queda de 15% nas compras em relação a 2015 nos shoppings da cidade.
Em Niterói, a contratação para as vagas temporárias de final de ano em lojas do segmento de brinquedos e artigos infantis começa em outubro em uma preparação dos lojistas para suprir a demanda do Dia das Crianças.
“É um período de grande movimentação de vendas para os empreendimentos voltados para o público infantil. Nos outros segmentos, as vagas abrem em novembro, na temporada de decoração e ornamentação natalina, culminando no Natal, em dezembro”, explica Luiz Vieira.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o número de vagas em todo o País deve chegar a 140 mil para o comércio varejista. No mesmo período do ano passado, a projeção foi de 135 mil. No entanto, apesar do aumento no número de vagas, no Estado, a previsão é de que a quantidade de oportunidades seja a mesma do último ano: 10 mil.
Natal: aumento de 30% nas vagas temporárias
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura