NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Niterói é a primeira cidade do Brasil a receber a "Canicross"

Essa é a primeira vez que a modalidade, de origem europeia, é realizada no país e Niterói foi a cidade escolhida para sediar a atividade

Foto: Marcelo Feitosa

O Canicross Brasil, aconteceu na manhã deste domingo, no Parque da Cidade, em São Francisco, com a presença de 40 corredores e seus cães. Essa é a primeira vez que a modalidade, de origem europeia, é realizada no país e Niterói foi a cidade escolhida para sediar a atividade, na qual o atleta corre ao lado do cachorro. Ao todo o percurso totalizou a distância de seis quilômetros para categoria masculina e quatro quilômetros para feminina. O trajeto realizado pelos animais foi de dois quilômetros.

Na corrida organizada por Willian Oliveira e Leonardo Lila, os atletas passavam por pontos variados do território como asfalto, estrada de chão e trilhas. No total, o percurso somava três voltas em torno do Parque para a categoria masculina e duas para feminina. Segundo o patrocinador, Fábio Lemos, o trajeto é seguro e permite que o dono realize a atividade em sintonia com o animal, uma vez que a modalidade estreita a relação de companheirismo entre o homem e seu "amigo fiel".

"A ideia de promover o evento surgiu do interesse de difundir a prática no país, integrando o esporte ao lazer, de forma saudável. No Brasil, poucas pessoas conhecem o Canicross ou sabem que é possível praticar exercícios físicos com seu animal de estimação. Qualquer pessoa com bom condicionamento físico pode participar da corrida, entretanto, é recomendado que o cão passe por alguns exames antes de iniciar a atividade", afirma.

Além da corrida, o evento também promoveu ações solidárias afim de arrecadar ração para os animais abandonado, com o apoio Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. "O bem estar e a preservação da vida animal é uma preocupação do poder público. Por isso, trazer para o território fluminense um evento como este é de suma importância, para a desenvolvimento das ações relacionadas ao tema. Nosso intuito é realizar outra edição do Canicross no ano que vem", assegura o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Pereira.

A vencedora da corrida, na categoria feminina, Nathalia Fonseca, 30 anos, é moradora do Rio de Janeiro e veio à Niterói apenas para participar do evento. Ela conta que já costumava realizar atividades com seu cachorro, mas nunca havia feito uma corrida em território de mata.

"Niterói foi pioneira em trazer a modalidade para o Brasil. Fiquei sabendo do evento através da internet e decidi trazer o Eike, para correr comigo. Ao longo do trajeto fizemos algumas paradas técnicas e conseguimos concluir o percurso em 40 minutos", conta a corredora.

Colocação - Categoria Feminina:

1° Nathalia Fonseca
2° Mariana Rocha
3° Ana Cristina Gomes

Colocação - Categoria Masculina:

1° Darcio Alves
2° Wilian Oliveira
3° Eduardo Fragoso


Scroll To Top