Bandeirinhas, fitas e bolas coloriram a tradicional procissão marítima em Jurujuba, na Zona Sul de Niterói, em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, que aconteceu ontem. As celebrações ao dia do santo começaram às 5h, com a alvorada. Em seguida, aproximadamente 300 fiéis acompanharam a Santa Missa, às 9h, celebrada pelo arcebispo Dom José Francisco, além do pároco da igreja padre Magno Angeli. Depois do cortejo, que seguiu pela Avenida Carlos Ermelindo Marins, cerca de 60 embarcações acompanharam a barqueata.
A tradicional festa de São Pedro, que está completando 115 anos de comemorações em Jurujuba, é uma das principais atrações religiosas na cidade e reúne fiéis de diversas cidades vizinhas. Apenas há cinco meses à frente da paróquia no bairro, o padre Magno Angeli se entusiasmou com a celebração de fé.
![]()
Dom José Francisco Rezende Dias celebrou a missa campal em homenagem a São Pedro.
Foto: Evelen Gouvea
“É a primeira vez que participo dessa festa como pároco e estou sentindo uma emoção indescritível. É uma alegria participar desse momento de demonstração de fé e devoção. As pessoas realmente demonstram verdadeiramente a fé. Apesar de ser uma festa, com várias embarcações, a gente percebe que não é apenas um passeio para essas pessoas que aqui estão. É um momento de amor e de acreditar”, declarou o padre.
O prefeito Rodrigo Neves, que esteve presente na missa, destacou a importância da festa em celebração ao padroeiro dos pescadores. O prefeito ainda elogiou a estrutura da festa, ressaltando o ambiente familiar e a organização.
“Antes mesmo de ser prefeito eu já frequentava a festa, porque faz parte do calendário religioso e cultural de Niterói. E tem tudo a ver com a nossa cidade, porque é uma festa que reúne os pescadores, a atividade marítima e tudo acontece em um dos lugares mais especiais do município. Que São Pedro abençoe Jurujuba e Niterói”, disse Rodrigo.
Também presente, o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Mauro Haddad, pontuou que a festa estava mais cheia no ano passado, quando 600 fiéis acompanharam a missa até o cais de Jurujuba.
Acompanhada por cerca de 60 embarcações, entre moto aquática, canoas havaianas e barcos, a procissão marítima começou por volta das 11h, após o cortejo chegar até o cais, percorrendo a orla de Jurujuba, Charitas, São Francisco e Boa Viagem, retornando pela Fortaleza de Santa Cruz. Neste ano, através da doação de um barco de um estaleiro, a igreja distribuiu 60 senhas para os devotos participarem da barqueata. Em outra embarcação, de um dos pescadores locais, a imagem de São Pedro foi carregada pela Baía de Guanabara.
A tradicional festa que acontece todos os anos no dia 29 de junho teve um motivo especial em 2016 para o guarda-municipal Cristiano Ângelo de Lima. Há 15 anos atrás, ele conheceu sua esposa na festa de São Pedro.
“Hoje ela não pôde vir (a esposa), por causa do trabalho. Mas estou aqui agradecendo a São Pedro pelo nosso casamento. O padroeiro já me concedeu muitas graças. Consegui comprar minha casa própria com muita oração e hoje estou pedindo para conseguir pagar mais um terreno. Ele há de me atender”, festejou Cristiano, que carregou a imagem do santo durante a procissão.
Programação – Nesta quarta-feira, o público ainda participou da missa celebrada às 19h e da tradicional Cerimônia da Queima do Quadro de São Pedro, realizada em seguida. O público também pode aproveitar até domingo os shows e as 20 barracas com comidas típicas de festa junina, distribuídas pela rua.
Por conta da festa, a NitTrans interditou o trânsito na Avenida Carlos Ermelindo Marins, no trecho entre o número 38 (próximo à Praça do Cais), até sua interseção com a Estrada General Gomes Dutra. As intervenções valerão hoje das 18h à 1h do dia seguinte; amanhã, das 18h às 4h; sábado, das 9h às 4h, e domingo, das 9h à 0h. Agentes da autarquia estão distribuídos pelo bairro para orientar os motoristas.
Niterói abre festa de São Pedro
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura