Niterói: disputa por espaço é grande nas calçadas de Icaraí

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Motociclistas costumam passar pelas calçadas para fugir dos engarrafamentos

Foto: Evelen Gouvêa

Moradores de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, estão sendo obrigados a dividir as calçadas do bairro com bicicletas e motos. Isto porque condutores não estão cumprindo as leis de trânsito e utilizam o espaço para fugir do tráfego intenso de veículos na região ou até mesmo da espera nos semáforos. No caso dos ciclistas, alguns acham perigoso dividir as ruas com os carros e ônibus.

Flagrantes da irregularidade podem ser vistos em locais como as avenidas Marquês do Paraná e Roberto Silveira, e as ruas Gavião Peixoto, Presidente Backer, Cinco de Julho, Tavares de Macedo, Lemos Cunha e General Pereira da Silva, entre outros. Pedestres destacam o medo de acidentes, como atropelamentos, devido à imprudência. 

Alexandre Rocha, morador do bairro, conta que a infração é cometida frequentemente pelos condutores, principalmente em horários de maior fluxo de veículos nas conhecidas horas de rush: no início da manhã e também no fim da tarde e início da noite.

“Os motociclistas passam pela calçada obrigando os pedestres a desviar dos veículos para não serem atropelados. Isto acontece todos os dias. Além desta irregularidade, os ciclistas da região também não respeitam o semáforo e passam quase por cima dos transeuntes que estão atravessando, um perigo”, reclamou.

Ciclistas, por sua vez, evitam dividir espaço com os carros e ônibus nas ruas

Foto: Evelen Gouvêa

Para a secretária Luciana Alves, de 35 anos, que trabalha no bairro, o problema pode ser conferido a qualquer hora do dia, principalmente a passagem de ciclistas em locais indevidos.

“Vejo ciclistas nas calçadas todos os dias transitando entre os pedestres. É perigoso, e a qualquer momento um acidente pode acontecer, pois temos que sair do caminho de forma rápida. Idosos, por exemplo, podem se surpreender e não ter tempo de desviar. Os ciclistas devem ter consciência, afinal, eles também podem se acidentar nessa situação”, argumenta.

No caso dos motociclistas, transitar com o veículo em calçadas é considerado infração gravíssima, com a penalidade de multa no valor de R$ 293,47 registrando a perda de sete pontos na carteira. 

Procurada, a Niterói, Transporte e Trânsito (NitTrans) informou que a fiscalização na região é feita por agentes de trânsito alocados em regiões onde há mais fluxo e demanda de trânsito, incluindo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O órgão ainda destacou que a Guarda Municipal também fiscaliza e coíbe irregularidades cometidas nas calçadas da cidade. 
?
A autarquia ainda ressaltou que os niteroienses podem denunciar infrações através do site da prefeitura ou através do aplicativo Colab, onde é possível enviar sugestões e denúncias, inclusive com foto.