NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Niterói fará vacinação antirrábica em agosto

A Prefeitura de Niterói vai realizar, em agosto, a vacinação antirrábica em cães e gatos em pontos estratégicos da cidade. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) decidiu realizar o reforço da imunização utilizando a reserva de vacina disponível após o Ministério da Saúde, responsável pelo repasse das doses, adiar a campanha que ocorre anualmente em todo o país.

A vacinação vai ocorrer aos sábados, das 9h às 14h, cada semana em unidades de saúde diferentes. Podem ser vacinados cães e gatos, machos e fêmeas, a partir de três meses de idade. A vacina é gratuita e não possui contraindicações. A ação começa neste sábado, dia 3, nos módulos do Programa Médico de Família do Palácio (Ingá), Boa Vista (São Lourenço) e Ponta da Areia, além do Hospital Municipal Carlos Tortelly (Bairro de Fátima).

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que a Fundação está comprometida com o controle da doença e por isso montou uma estratégia para a vacinação.

“Definimos as regiões mais estratégicas, de acordo com critérios epidemiológicos, para vacinar durante o próximo mês, mesmo sem a campanha”, afirma a secretária. Ela acrescenta que, em Niterói, desde 2001, não ocorrem casos da doença em animais domésticos.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fábio Villas Boas, explica que os donos deverão conduzir seus cães por coleiras e em casos de animais grandes, com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que esses animais se estressam facilmente e podem fugir. Ele lembra que a contenção é de responsabilidade do condutor, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose e não recomenda que crianças sozinhas conduzam animais para vacinar.

Scroll To Top