Niterói inicia fase de pré-matrícula

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Educação de Niterói inicia nesta terça-feira (31) o período de pré-matrículas na rede municipal para o ano letivo de 2018. Os pais e responsáveis devem ficar atentos às normas e datas estabelecidas pelo Edital, pois o processo de inscrição será realizado em duas etapas. 

Na primeira fase, entre esta terça e 8 de novembro, serão atendidos os alunos que cursaram o último ano da educação infantil nas Umeis e creches comunitárias, além dos interessados em se transferir para outra unidade. Já na segunda etapa, entre 1º a 8 de dezembro, as inscrições serão para todos os anos da educação infantil e do ensino fundamental. 

Após a divulgação dos resultados, será preciso comparecer na unidade escolhida para a efetivação da matrícula. 

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Flávia Monteiro de Barros ressaltou que o processo de pré-matrícula foi desenvolvido para facilitar a vida dos pais e responsáveis. 
“O nosso sistema permite que a população niteroiense tenha acesso às nossas unidades de ensino, onde oferecemos um trabalho de excelente qualidade e compromisso com a educação pública”, declarou. 

O presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, destacou os investimentos feitos pela atual gestão. 
“Desde que assumimos, temos buscado qualificar as nossas escolas e bibliotecas. Com essas ações, queremos contribuir para que as nossas crianças tenham um futuro melhor”, afirmou. 

Estado – A Secretaria de Educação abre, nesta terça-feira, o período de pré-matrículas para alunos que pretendem estudar em escolas públicas estaduais no ano letivo de 2018. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da secretaria no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de ensino de sua preferência. 

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

No momento da inscrição, o interessado poderá escolher unidades de ensino médio regular ou escolas que funcionam em tempo integral e ofertam ensino médio integrado à educação profissional, em que o estudante também faz um curso técnico; ensino médio intercultural, que promove a proficiência de uma língua estrangeira; ensino médio inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; ensino médio profissionalizante em empreendedorismo, além de unidades que têm curso normal (formação de professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

“É fundamental que os alunos e seus responsáveis analisem e pesquisem com atenção as escolas com vagas abertas, pois essa escolha será muito importante. São mais de 1,2 mil unidades de ensino que estarão com oportunidades disponíveis nos próximos dias”, disse o secretário de Educação Wagner Victer.