Niterói Mais Segura completa um mês

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta segunda-feira (15), o programa Niterói Mais Segura completa um mês de atuação em Icaraí, na Zona Sul. Com o objetivo de reprimir a criminalidade, os dados são expressivos. Até a última sexta-feira, com 28 dias de atuação, foram 26 prisões, sendo 19 mandados de prisão, quatro presos por furto, três presos por porte ilegal de arma de fogo, um preso com simulacro de pistola, além de duas recuperações de automóveis. Uma reunião nesta segunda-feira vai definir quando e para onde o programa se estenderá. 

De acordo com o coordenador do programa, capitão David Costa, a recepção dos moradores em Niterói tem sido satisfatória. Ele garante que nas ruas da cidade os moradores elogiaram a iniciativa e que, por causa dos números, os agentes têm se sentido motivados no patrulhamento. Além disso, ele destacou que o trabalho dos agentes também consiste em conscientizar a população.

“Os moradores de Niterói querem paz. Esse é o nosso sentimento e é para isso que trabalhamos. O nosso objetivo é também poder atuar em outros locais da cidade e a Prefeitura de Niterói está trabalhando duro para que isso aconteça o quanto antes. Nosso objetivo é até o fim de fevereiro ir para outros bairros da Zona Sul, Norte e Região Oceânica”, disse o capitão.

Pelas ruas da cidade, moradores se mostraram empolgados: “Esperamos que fiquem mais tempo. Não há nada melhor do que sair de casa com a sensação de segurança”, disse uma moradora da Rua Coronel Moreira César.

Um professor universitário que trabalha em Icaraí e mora em Itaipu se disse esperançoso pela expansão do programa: “A polícia cidadã é o que toda cidade evoluída tem. Espero de fato que esse tipo de policiamento possa ir para a Região Oceânica”, desejou.

O programa é resultado de convênio com o Governo do estado e é totalmente custeado pela Prefeitura de Niterói, que investirá R$ 25 milhões por ano.

Segundo o Executivo o Niterói Mais Segura chegará ao Centro, Ingá, Jardim Icaraí e Fonseca, quando o efetivo total diário de 302 agentes será alcançado. O programa começou por Icaraí, com 100 agentes atuando diariamente nas ruas do bairro.