Niterói: metade das praias liberadas para banho

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com águas cristalinas, a orla niteroiense possui boas opções para o banhista

Foto: Marcelo Feitosa

A Praia de Icaraí, na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, Zona Sul de Niterói, está metade liberada, metade imprópria para banho. Mesma situação do resto da orla niteroiense, em que sete das 14 praias estão classificadas como balneáveis. Aos que não podem ir à praia durante a semana, boa notícia: depois das últimas semanas com temporais e baixas temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sol deve aparecer até domingo, sem previsão de chuvas.

Com águas claras em toda sua extensão, a orla de Icaraí chamou atenção nesta segunda-feira (10). O boletim do Instituto Estadual do Ambiente de balneabilidade das praias, contudo, mostra uma realidade diferente. O banho só está liberado nos trechos à esquerda da Pedra de Itapuca e em frente à Praça Getúlio Vargas. Os trechos próximos à Rua Otávio Carneiro e à Rua Mariz e Barros, por sua vez, permanecem impróprios para mergulho.

No resto da orla, Adão e Eva, Boa Viagem, Camboinhas,  Itacoatiara, Piratininga e Sossego estão liberadas. As outras sete praias (além de Icaraí, Charitas, Flechas, Gragoatá, Itaipu, Jurujuba e São Francisco) estão impróprias para banho. O Inea, responsável pela avaliação das condições de Balneabilidade na cidade, lembra que diversos fatores afetam as águas dos mares, dentre eles destacam-se a localização geográfica da praia, a incidência de chuvas, a proximidade com o deságue de rios e canais e o extravasamento de galerias pluviais.

Clima na semana - De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima deve se manter ameno, sem chuvas. O dia com maior variação de temperatura deve ser esta terça-feira (10), com máxima de 29ºC e mínima de 14ºC. Também deve ser nesta terça o último dia nublado, e a partir de amanhã o sol aparece sem nuvens. Até sexta-feira (14), o órgão não sinaliza a possibilidade de chuvas.