A Niterói Rotativo vai bloquear a função de reimpressão das máquinas que fazem a cobrança do sistema de vagas rotativas na cidade. A mudança será aplicada nos próximos dias e os usuários poderão solicitar o recibo por e-mail. A mudança se dá depois de denúncias de fraudes na compra dos períodos, relatadas por um motorista pelas redes sociais.
Há poucos meses, a Niterói Rotativo modernizou o sistema, substituindo os canhotos de papel por máquinas que aceitam cartão. No entanto, isso não foi o bastante para impedir irregularidades na cobrança.
Um vídeo divulgado por um motorista na internet, que estacionou seu veículo no Centro de Niterói, uma das áreas contempladas pelo sistema, mostra que a placa impressa na guia não correspondia com a do seu carro. No canhoto ainda é possível ver a palavra "reimpressão".
O esquema montado pelo funcionário consistia em reimprimir a última via, do último motorista cobrado. Dessa forma, caso a próxima pessoa pagasse em dinheiro, a placa do veículo, assim como o horário de entrada, não era registrada como uma nova vaga. Assim, o operador embolsava o dinheiro pago pelo usuário.
"O que a gente vê de irregular nesse bilhete é que a minha placa não é essa e está escrito 'reimpressão'. Ele pegou o último carro que parou, reimprimiu e me deu. Claro, eu não ia ler todas as informações, e coloquei no carro. Agora, eu recomendo que quem estacionar olhe o bilhete antes, porque se alguém passar, ver que está irregular e rebocar o seu carro, você não vai ter como provar", diz o motorista.
Segundo a empresa Niterói Rotativo, que gerencia as vagas na cidade, o funcionário que cometeu a infração, classificada como "falta gravíssima", foi suspenso de imediato. A concessionária ainda esclareceu que o sistema informatizado permite mais segurança aos usuários, que podem conferir e delatar irregularidades como essa. Denúncias sobre as cobranças podem ser feitas através do site www.niteroirotativo.com.br.
Niterói Rotativo muda para evitar fraudes
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura