![]()
Moradores lotam postos em busca da vacina contra Febre Amarela
Foto: Lucas Benevides
Os postos de saúde de Niterói amanheceram lotados devido a alta procura de moradores pela vacina contra a Febre Amarela nesta terça-feira. Na Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, em Santa Rosa, por exemplo, os cidadãos enfrentaram enormes filas e precisaram ter paciência para obter atendimento. Segundo uma das pessoas na fila, os recentes casos divulgados causam medo na população, causando esse tipo de situação.
De acordo com o Ministério da Saúde quatro casos foram confirmados em 2018: três em Valença, com duas mortes, e outro caso em Teresópolis (paciente veio a óbito também). Por conta disso, as Secretarias Estaduais de Saúde solicitaram a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Amarela no Rio de Janeiro - está prevista acontecer entre 19 de fevereiro a 9 de março.
Os casos registrados até agora são do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas demata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país. A secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.
Niterói vacinou mais de 190 mil em 2017
Mais de 190 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela, apenas no ano passado, em Niterói. A Fundação Municipal de Saúde já registra aumento na procura pela imunização este ano e informa que todas as 30 salas de vacina da cidade estão abastecidas.
A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que vacina sempre esteve disponível na rede municipal de Saúde, mas desde março de 2017, quando os primeiros casos da doença surgiram no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura aumentou a oferta da vacina através da abertura de novas salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao Governo do Estado e destacando duas equipes volantes para vacinar a população.“Só em 2017, o Município aplicou mais de 190 mil doses da vacina contra febre amarela.
Já foram imunizadas 257.926 pessoas na cidade nos últimos 10 anos. É importante a população observar todos os pontos de vacina, já que temos presenciado algumas unidades, como a de Santa Rosa/Vital Brazil e a de Itaipu, com uma procura muito grande, enquanto outras estão mais vazias. Pedimos também para aqueles que tem um horário mais flexível, comparecer às unidades na parte da tarde, período com menor demanda”, aconselha a secretária.
A vacina está sendo aplicada em sua dose integral até o início da campanha de intensificação da vacinação contra a febre amarela nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de 19 de fevereiro a 9 de março, quando a dose será fracionada. Segundo o Ministério da Saúde, a dose fracionada não prejudica a eficácia da vacina; a única alteração é o tempo de proteção: enquanto a dose padrão protege pela vida inteira, a fracionada tem duração de oito anos.
A Secretaria de Estado de Saúde recomenda a vacinação para pessoas a partir dos 9 meses até os 59 anos de idade. Gestantes, mulheres que estejam amamentando, bebês maiores de seis meses e menores de nove meses e idosos com mais de 60 anos devem passar por um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de vacinação.
Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem toma a vacina padrão da febre amarela no Brasil está imunizado pelo resto da vida.
A população de Niterói pode se vacinar de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as policlínicas regionais do município (Centro, Santa Rosa, Fonseca, Largo da Batalha, Itaipu, Barreto e Engenhoca); na Policlínica Comunitária de Jurujuba; nas Clínicas Comunitárias da Família da Teixeira de Freitas, Ilha da Conceição, Badu e Várzea das Moças; nos módulos do Programa Médico de Família do Engenho do Mato, Cantagalo, Sapê, Cafubá II e III, Maravista, Matapaca, Caramujo, Jonathas Botelho, Leopoldina e Maruí; nas Unidades Básicas de Santa Bárbara, do Baldeador, Piratininga, Centro, Engenhoca e Morro do Estado; e na Policlínica Naval de Niterói.
*Em atualização
Niterói tem postos lotados em busca de vacina contra febre amarela
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura