Niterói: todos juntos pela paz

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Procissão reuniu católicos na Praça Arariboia, que entoaram louvores e fizeram orações pedindo intervenção divina para conter a onda de violência que vem assolando o município de Niterói

Foto: Lucas Benevides

Na manhã desta terça-feira (4), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou um pacote de medidas que visam contribuir para minimizar na cidade os impactos da grave crise da segurança pública no Estado. Entre as ações estão uma parceria com a Fecomércio para implantação do projeto Centro Presente, como já acontece no Rio, e a assinatura com o Governo do Estado de novo convênio para remuneração de policiais das forças especiais, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), nos horários de folga. A iniciativa inclui, ainda, a ampliação de vagas no Proeis e a criação de um programa de inclusão produtiva, que tem como foco jovens das comunidades de Niterói que estão fora da escola e também não trabalham. O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Arquidiocese de Niterói realizou uma procissão contra a violência na cidade, que aconteceu de manhã, na Praça Arariboia, e que reuniu centenas de católicos.

“Amanhã , vamos nos reunir com representantes da Fecomércio com o objetivo de trazer para Niterói o projeto Centro Presente, nos moldes do que já acontece no Rio, com a presença de policiais e soldados remanescentes de formação do Exército para ampliação da presença da força pública nas ruas da cidade, começando pelo Centro e por Icaraí”, disse Rodrigo Neves.

Na quinta-feira (6), o prefeito assina um novo convênio com o comandante da PM e com o secretário de Estado de Segurança Pública, de apoio da Prefeitura de Niterói às forças de segurança pública do Estado.
 
“Neste convênio, a Prefeitura vai disponibilizar mais R$ 3,5 milhões para que possamos, nos horários de folga dos policiais das forças especiais, como a polícia motorizada do Batalhão de Choque e o Bope, remunerar esses profissionais para atuarem no policiamento ostensivo, não apenas na Zona Sul, como na região Norte, em Pendotiba e na Região Oceânica”, enfatizou.

Outra ação é a disponibilização a todos os policiais militares de mais vagas no Proeis, que é um programa no qual a Prefeitura remunera os PMs que não são das forças especiais para atuarem no policiamento ostensivo. A meta é que com esta ação, aproximadamente mais 150 policiais estejam diariamente nas ruas da cidade.

A implantação, até o fim de agosto, de todos os portais de segurança nas entradas da cidade, como os que já foram implantados na Ponte Rio-Niterói, também foi outra medida informada pelo prefeito. Serão cinco equipamentos nas divisas com municípios vizinhos em locais como a Alameda São Boaventura, a Avenida Central, o Barreto e em Várzea das Moças. Essa tecnologia permite identificar as placas dos veículos. O prefeito citou, também, a conclusão, na próxima semana, do treinamento de 31 guardas-municipais, por meio de um projeto piloto, para transformar a Guarda Municipal em polícia comunitária.

O arcebispo-emérito Dom Frei Alano e o padre João Cláudio conduziram a procissão Rosário da Paz

Foto: Marcelo Feitosa

“A situação da segurança pública no Estado é gravíssima e, infelizmente, tende a se agravar ainda mais. Por isso, estamos adotando novas medidas relacionadas a investimentos da Prefeitura na área da segurança pública, apesar de ser uma atribuição constitucional do Estado. No caso específico de Niterói, em função da formação da nossa guarda, em função de ter 80% de seus componentes com nível superior, os investimentos que realizamos no Centro de Formação e na qualificação desses profissionais, além de acompanhamento psicológico, não tenho dúvidas de que é possível, e também necessário, fazer como já acontece em cidades com um perfil muito semelhante ao de Niterói, como Curitiba e Florianópolis, que adotaram o armamento para a Guarda Municipal”, disse Rodrigo Neves.

Um dos diferenciais do curso que está sendo realizado em Niterói é o tempo de treinamento que os agentes estão recebendo.

“Este tipo de treinamento requer 60 horas, em média, e é feito com a Polícia Militar. Na cidade o curso de formação para guardas portarem e usarem arma de fogo está tendo cinco vezes mais, com 300 horas”, disse.

Neves lembrou, ainda, que no segundo semestre será realizado um plebiscito para consultar a sociedade sobre o armamento da Guarda Municipal e a transformação em polícia comunitária.

“Não é possível mais contar apenas com as forças da Polícia Militar para prover a segurança pública em Niterói. Caso aprovado o armamento da guarda, em um primeiro momento esses profissionais atuarão em parceria com a Polícia Federal e a Polícia Militar, que são parcerias neste projeto piloto para só depois ser ampliado para toda a guarda”, explicou.      
          
Mais uma ação destacada pelo prefeito foi a criação, em agosto, de um programa com foco nos jovens das comunidades de Niterói que estão fora da escola e também não trabalham.

“A Prefeitura já tem vários programas sociais, como o Aprendiz, que é um programa de iniciação musical, com mais de quatro mil adolescentes aprendendo música clássica, além do programa em parceria com o ex-jogador Gerson, o Canhotinha de Ouro, com a prática esportiva para jovens e adolescentes em vulnerabilidade social. Estes são poderosos instrumentos contra a violência. E diante do agravamento da crise social e do desemprego, que desestrutura os núcleos familiares, sobretudo nessas famílias mais humildes, vamos criar este projeto, recrutando jovens entre 16 e 24 anos de todas as regiões da cidade. Teremos ações para reinserção na escola, pagamento de uma remuneração mensal e, através dessa iniciativa, eles serão incluídos em programas de reflorestamento, jardinagem, guardiões do mar, das praias, será amplo programa de inclusão produtiva”, pontuou Neves.

Fiéis clamam por intervenção divina 

Desde as 11h, cerca de 200 católicos acompanhavam a procissão do Rosário da Paz. Alguns participantes disseram acreditar que a situação chegou a um estágio extremo e que somente a fé, a oração e a intervenção divina sejam capazes de devolver segurança à população.

O arcebispo-emérito Dom Frei Alano e o padre João Cláudio conduziram a cerimônia, que ocorreu em frente à estátua de Arariboia. As orações e louvores atraíram a atenção de quem passava pelo local e muitos aderiram ao movimento.

Maria Cristina, moradora de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, disse que veio à Niterói para resolver um problema no Ministério do Trabalho e, quando voltava para o terminal das barcas, foi surpreendida pela aglomeração. Ela também reclamou da violência e apoiou o ato pela paz.

“Eu sou Leiga Missionária do Sagrado Coração e hoje, coincidentemente, não consegui sair de casa no horário que deveria, porque estava tendo tiroteio em uma comunidade perto da minha casa. Não sabia da procissão aqui hoje. Acho que Maria está me chamando para rezar contra a violência”, declarou.

Violência - Os recentes casos de violência em Niterói foram determinantes para mobilizar a população. No último final de semana, vários crimes assustaram, principalmente, moradores da Zona Sul da cidade. 

Uma troca de tiros pelas ruas de Icaraí e Santa Rosa, entre um menor de 17 anos e um policial militar, causou pânico e perplexidade em plena tarde de domingo. O infrator, armado, realizava assaltos na região, quando foi surpreendido pelo agente. Durante a perseguição, fachadas de prédios e janelas foram marcadas pelos disparos. Quem passava pelo local na hora precisou buscar abrigo em um mercado. Muitos motoristas retornaram pela contramão com medo de balas perdidas.

Comerciantes também foram alvos de ações criminosas em Icaraí. Um pet shop da Rua Oswaldo Cruz foi assaltado por volta das 10h30 de sábado, após quatro bandidos roubarem uma mulher no ponto de ônibus da Rua Mariz e Barros. Funcionários foram obrigados a ficar no banheiro da loja. Houve correria no bairro e dois deles foram pegos por guardas-municipais e PMs na Rua Joaquim Távora. Na semana passada, uma comerciante já havia sido baleada durante um assalto à sua mercearia em Icaraí. 


Colaboração: Pamella Souza