Nova barca chega a Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A nova barca que chegou do Ceará nesta terça-feira (8) deverá entrar em operação no mês que vem. A informação é da Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, que ainda avaliará a demanda e definirá, ao certo, o trajeto da embarcação. 

A Angra dos Reis, com capacidade para transportar 500 passageiros, já está ancorada na estação Praça Arariboia, no Centro de Niterói. A embarcação será preparada pelo estaleiro Inace, responsável pela construção no Ceará, para a realização de testes finais, incluindo a prova de mar. Segundo a secretaria, caso a barca passe em todos os testes, a expectativa é que já entre na grade operacional da CCR Barcas, que administra o transporte aquaviário, em fevereiro. 

A nova embarcação é equipada com sistema de ar-condicionado, uma das principais reivindicações de quem utiliza o serviço diariamente. Além disso, a Angra dos Reis conta com acessibilidade plena, poltronas acolchoadas, bicicletário e grande espaço interno. Ela segue os mesmos moldes do catamarã que opera o trajeto Rio x Paquetá, também fabricada no Ceará e entregue em 2015. O transporte é considerado mais rápido e moderno, proporcionando a redução do tempo de viagem em relação às barcas tradicionais. 

Atraso - Adquirida em 2013, a Angra dos Reis faz parte do pacote de nove barcas compradas ainda durante o governo de Sérgio Cabral. Foram sete embarcações fabricadas na China - das quais ainda faltam quatro a serem entregues - e duas no Ceará. 

Por conta da crise financeira que vem afetando o Rio de Janeiro, a entrega da Angra dos Reis foi sofrendo atrasos por falta de pagamento, gerando um lento processo de fabricação. A previsão era que as embarcações integrassem a frota até 2016. No entanto, a Secretaria de Transportes não respondeu, até o momento, sobre a previsão de chegada das barcas restantes.