O caminho ainda é longo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Operação Lava Jato completou três anos ontem, mas a missão de acabar com a corrupção no Brasil parece que não vai ter fim. São tantos os escândalos em que os brasileiros se veem envolvidos que é difícil imaginar um ponto final nessa novela que a cada dia ganha mais um capítulo. Ontem, o escândalo do dia foi trazido a público pela Polícia Federal, através da deflagração da operação Carne Fraca, envolvendo grandes empresas do setor frigorífico. Veio à tona um megaesquema montado para viabilizar venda de carne vencida, com participação de funcionários do Ministério da Agricultura.

A “maquiagem” de produtos vencidos foi verificada em carne de frango, mortadela, salsicha e há suspeita de que também tenha sido feita com carne bovina. As carnes com perda de validade recebiam “aditivos” de ácido ascórbico para melhorarem a aparência, serem reembaladas e vendidas no mercado interno e também de exportação.

Ontem mesmo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afastou 33 servidores acusados de participação na fraude. Segundo o delegado federal Maurício Moscardi, que comanda a operação, os fiscais faziam vista grossa para liberar os produtos vencidos, em troca de dinheiro e produtos das empresas. 

É um absurdo que funcionários públicos, que recebem seus salários para zelar pela saúde da população, e que empresas do setor alimentício ajam assim, como criminosos.