NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Obras reestruturação do Leal Júnior são entregues a população

As portas do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, localizado em Nancilândia, foram reabertas a população na manhã desta terça-feira, 21/05, após passar por obras de reforma de toda sua área de atendimento. Inaugurado oficialmente no ano de 1992, após 26 anos, a unidade está de cara nova. Toda recepção foi reestruturada, o telhado passou por reparos e recebeu novo revestimento de PVC no teto, acabando de vez com antigos problemas de vazamentos em dias de chuva. A sala de medicação, acolhimento e cinco consultórios médicos estão com nova pintura, mais iluminadas e os banheiros receberam azulejos. Todo espaço está climatizado e com painéis eletrônicos para atendimento. 

“Sabemos que não adianta fazer todo este investimento se o paciente não receber tratamento humanizado. Precisamos ter uma equipe que funcione e a partir de hoje o olhar daqui de dentro vai ser meu, quero trabalhar de perto com esta equipe e fazer da Saúde uma nova fase”, esclareceu o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, lembrando que a unidade conta com uma maternidade que é considerada a melhor da região.  

O prefeito ainda lembrou quando a cidade possuía outras unidades de Saúde em funcionamento, de portas abertas atendendo a população e hoje, todas se encontram fechadas, concentrando os atendimentos somente no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior. 

“Há 10 anos, eram quatro hospitais em funcionamento atendendo urgência e emergência, como Clínica Manilha, Casa de Saúde São Judas Tadeu, Hospital São João Batista e Casa Mather. Todos esses hospitais foram fechados e agora todos os pacientes estão concentrados num único local, no Hospital Municipal”, reforçou Dr.  Sadinoel.  

O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior registra até 18 mil pacientes por mês e atende 24h. São quatro médicos prestando atendimentos emergenciais. No local também são realizados atendimentos médicos especializados: urologia, neurologia, cardiologia, infectologia, proctologia, ginecologia obstetrícia e cirurgias pediátricas, plásticas, vascular e torácica. O local também dispõe de um Centro de Tratamento e Terapia Intensiva – CTI, com 10 leitos. 

“A Saúde é o nosso bem maior e é por isso que estamos aqui hoje, para oferecer a população um atendimento de qualidade e humanizado, é o mínimo que vocês merecem. O que entregamos hoje não é simplesmente uma reforma, entregamos carinho, respeito e reconhecimento”, comentou o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio. Ele esclareceu ainda que esta é a entrega da segunda fase de toda reestruturação do Leal Júnior. No mês de setembro de 2018 foi inaugurado todo setor de pediatria no mesmo local. E outras alas também irão passar pelas obras de melhoria.

Durante todo período em que esteve em reforma, à entrada dos pacientes foi feita na lateral do hospital para evitar transtornos. 

“Essa reforma é muito importante e será excelente para a população. Eu trabalhei por 11 anos dentro do Centro Cirúrgico e sei que as pessoas faziam o possível para dar um bom atendimento, acredito que com essa reforma na estrutura as coisas vão melhorar mais”, comentou Lilian Rufino, de 51 anos, que esteve no local prestigiando a inauguração.  

Na oportunidade estiveram presentes, os secretários municipais de Governo e Chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva; de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; de Habitação e Políticas Sociais, Monica Virgilio; de Fazenda, Edson Brandão; o controlador geral do município, Joaquim Gama, o consultor do município, Sílvio Pinho e o diretor da unidade hospitalar, Mário Morales. Além dos vereadores, Eneas, Elber Correa, Marcelo Lopes, Paulo Alves, Agnaldo Coutinho, Marcos Araújo e Rogério Filgueiras.

A moradora de Nova Cidade, Maria José Marques, acompanhou a inauguração e relatou estar agradecida com a novidade.  "Muito bom que o prefeito tenha esse olhar e busque melhorar ainda mais a área da saúde do município, creio que este seja só o começo. A Saúde e a Educação têm que vir em primeiro lugar", comentou.

Quem quiser conferir de perto as reformas, a unidade funciona na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, em Nancilândia. 

Scroll To Top