Ocasião faz o ladrão

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As noites de Niterói não estão tão tranquilas como desejam os cidadãos do município. Na reunião de ontem do Conselho de Segurança Pública, uma das questões levantadas foi a violência que tira o sossego em Icaraí, seguido de pedido de reforço no policiamento noturno feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo o presidente da entidade, Luiz Vieira, os roubos, principalmente à noite e madrugada, tem uma explicação: o horário é escolhido pelos bandidos por não ser coberto pelo Programa Niterói Presente. 

De acordo com o dirigente lojista, o esquema de segurança especial mostrou-se eficaz, contribuindo para diminuição no número de roubos, mas com o fim do turno das equipes, os criminosos atacam. Parece trama de desenho animado infantil: quando o gato sai de cena, os ratos fazem a festa e no caso as vítimas são os cidadãos. 

Os roubos noturnos não acontecem apenas na Zona Sul. Outros bairros da cidade também são alvos constantes de violência, e seus moradores se veem igualmente atingidos pela criminalidade. 

A presença da polícia nas ruas é que inibe a ação dos bandidos. Sem uma segurança ostensiva, o cidadão se vê à mercê da ação criminosa, que age com a certeza da impunidade.