Oito mil concursados aguardam admissão

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times





 

Os concursados aprovados para cargos de segurança pública do Rio deverão ser admitidos após o Governo do Estado pagar o 13º salário de 2017 dos servidores estaduais. O Executivo também fará um planejamento específico para cada categoria, com um cronograma de convocações até o fim deste ano. 

As informações foram repassadas pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), André Ceciliano (PT), e o líder do governo na Casa, Gustavo Tutuca (MDB), em reunião nesta terça-feira (27), com os concursados de diversas categorias da área da segurança. 

Ceciliano acredita que o governo deve pagar o 13º salário dos servidores no início de abril.  

“Estamos construindo uma solução negociada e não podemos radicalizar os debates. O governador Luiz Fernando Pezão garantiu que só está aguardando esses pagamentos atrasados para a convocação dos concursados da segurança”, afirmou o presidente em exercício da Alerj. 

Já Gustavo Tutuca explicou que o Governo só está esperando a realização de uma operação de crédito para antecipar recursos de royalties e participações especiais do setor de petróleo.  

“É necessário que o mercado internacional esteja com condições favoráveis para o Executivo realizar essa operação. Com esses recursos, será possível pagar o 13º salário dos servidores para depois começarem as convocações”, explicou Tutuca.  

Categorias – Atualmente, 4 mil soldados estão esperando admissão pela PM. Já pela Polícia Civil, 316 papiloscopistas e 248 oficiais de cartório aguardam nomeação. Além deles, há 3 mil agentes penitenciários e 411 bombeiros militares, entre guarda-vidas, combatentes e enfermeiros, esperando chamada.