Operação Verão sem teste de fogo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em Itacoatiara, como sempre acontece, carros estacionam em fila dupla

Foto: Marcelo Feitosa

O início da Operação Verão – que tem o objetivo de  fiscalizar e garantir a ordem na orla da cidade –, neste ano, coincidiu com o feriado do Dia de Finados. Com o dia mais voltado para visitas a cemitérios e a temperatura amena, as praias da Região Oceânica e Zona Sul do município não ficaram lotadas, o que levou poucos agentes aos locais. Apesar disso, ainda puderam ser vistas irregularidades nas principais vias de acesso ao mar.

A operação que promete colocar 404 servidores e 106 viaturas pela orla, sendo 130 guardas-municipais, 128 agentes de trânsito e 84 policiais militares, irá atuar em 13 praias, aos sábados, domingos e feriados, até o dia 25 de março de 2018. De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública Gilson Chagas, a ação tem o foco de orientar motoristas, comerciantes e banhistas, aumentando a fiscalização no período. Além disso, visa coibir o estacionamento irregular, manter as vias livres para garantir a fluidez do trânsito, coibindo a atuação de flanelinhas e ambulantes ilegais. 

Em visita às praias de Itacoatiara, Itaipu, Charitas e Icaraí na manhã de ontem, poucos agentes da Guarda Municipal foram vistos em operação. Em Itacoatiara, local de grandes irregularidades relacionadas a estacionamento, moradores reclamaram da falta de equipes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) para regularizar o trânsito e de agentes da Guarda Municipal. Morador do bairro, o advogado Felipe Belmont, 46 anos, criticou a ação de motoristas que paravam os veículos em fila dupla.
 
“Pela manhã, vi carros da NitTrans passando pela orla da praia e depois não vi mais. Por aqui, na rua principal, eles estão parando em fila dupla como sempre, assim como nas ruas internas do bairro. Motoristas param em cima das calçadas, na frente de portões e ainda erram o lado permitido para estacionar”, contou.

De acordo com a Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), a movimentação na praia foi pequena se comparado a outros feriados e acabou não recebendo reclamações de moradores.

Porém, motoristas e moradores reclamaram da falta de estacionamento rotativo no local (Itacoatiara), bairro que, assim como Piratininga, receberia a operação de estacionamento.  

Durante toda a operação, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) atuará fazendo a distribuição de sacos para recolhimento de resíduos nas praias de Itaipu, Camboinhas, Piratininga, Itacoatiara, Icaraí e Charitas. Os postos de atuação recebem dois agentes, que circulam pela areia ou pelos acessos, entregando os sacos. 
Os visitantes Felipe Viana, 29, analista de auditoria, e a secretária Lorrana Tavares, 20, curtiram a paisagem do Costão de Itacoatiara e, logo após, foram se refrescar na praia. Ao chegarem próximo à escada de acesso ao mar, receberam o saco de lixo de agentes da companhia.

“Os agentes também andaram aqui pela areia e distribuíram os sacos. Essa ação é muito importante, pois as pessoas trazem ou compram o que vão consumir e, apesar de ter as lixeiras, em dias mais quentes, não dão vazão para a quantidade de gente e lixo”, opina Felipe. 

Em nota, a Prefeitura de Niterói alegou que, com o movimento menor nas praias, a equipe foi fracionada. Guardas-municipais estiveram durante todo o dia nos locais determinados. Ainda segundo o posicionamento, o estacionamento rotativo não foi iniciado nesta quinta por questões técnicas.

Praias – A Operação Verão acontecerá nas seguintes praias: Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão, Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. De acordo com o mais recente boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), 12 praias estão liberadas para o banho de mar: Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão, Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.