Orla de Jurujuba vai passar por obras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores reclamam da péssima condição do calçadão da Praia de Jurujuba, que já provocou até acidente no local

Marcelo Feitosa

A Prefeitura de Niterói anunciou obras de contenção e instalação de novos guarda-corpos em toda a orla de Jurujuba, na Zona Sul de Niterói. A licitação que escolherá a empresa responsável pela intervenção está marcada para o próximo dia 30, às 11h na sede do Executivo, no Centro. Até o fechamento da edição, a prefeitura não divulgou o valor total do investimento. 

Moradores da região contam que esta é uma obra aguardada há anos. Segundo eles, o movimento de embarcações como o catamarã que atua em Charitas aumenta o nível das ondas que atingem o calçadão. Ao longo dos anos, explicam, a correnteza levou os sedimentos que suportam a estrutura, ocasionando buracos nos passeios públicos. Há cinco anos, o pescador Marco Antonio Moreira do Nascimento, de 55 anos, caiu em um dos buracos. 

“Estava tirando a rede do mar quando o chão cedeu e fiquei com as pernas presas dentro do buraco, o que me segurou foi a rede. A prefeitura fez algumas obras ao longo dos anos, mas, se olhar em canteiro de árvores, é possível ver que o calçadão está oco por dentro em meio à terra”, disse. 

Segundo publicação da prefeitura, a empresa deve construir cortinas atirantadas em trechos adjacentes ao calçadão, instalar novo guarda-corpo em inox e pavimentar a calçada de toda a extensão da Praia de Jurujuba. Ainda de acordo com o documento, a empresa terá o prazo de 5 meses para concluir a intervenção, contados a partir da assinatura da Ordem de Início das obras, que ainda não foi divulgada.

Enquanto isso, as obras de alargamento da Estrada General Eurico Gaspar Dutra, que dá acesso às praias de Adão e Eva, continuam paralisadas. No mês passado, a prefeitura havia informado que a intervenção, prevista para agosto do ano passado, passava por adequações no projeto.