Orquestra da Grota ganha ajuda da BrazilFoudation

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Orquestra da Grota está se preparando para realizar cinco concertos didáticos em escolas públicas da cidade

Foto: Divulgação

Campanha que tem como intuito abraçar instituições que estão transformando comunidades por todo o país incluiu mais uma organização na sua lista: a Orquestra de Cordas da Grota, de São Francisco, Niterói. A “Abrace o Brasil”, da BrazilFoundation, arrecada ajuda financeira para mais de 100 iniciativas. O grupo musical está em busca de fundos para a compra de instrumentos e insumos para realizar cinco concertos didáticos em escolas públicas da cidade.

A ação tem como objetivo ajudar a construir um país melhor, apoiando as iniciativas que são escolhidas após cuidadoso processo de seleção. Todas as participantes que já foram financiadas pela BrazilFoundation apresentaram bons resultados no período e com isso foram convidadas a participar. 

As aulas da Orquestra de Cordas da Grota acontecem no Espaço Cultural da Grota, uma organização sem fins lucrativos que tem como foco dar oportunidades para crianças e jovens, trazendo mais acesso à cultura. Para o diretor do espaço, Marcio Paes Selles, o valor arrecadado será um estímulo a mais para os participantes.

“A proposta da Orquestra de Cordas da Grota é conseguir dinheiro para comprar instrumentos e realizar os concertos didáticos em escolas. Mas o mais importante nesse processo é que as crianças vão compartilhar a música com outras crianças”, diz.

O espaço existe desde a década de 80 e abriga ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, música, arte e educação, desenvolvendo projetos de formação musical, empreendedorismo e promoção social. As atividades são sempre desenvolvidas por profissionais, monitores e voluntários.

“Os professores, que são ex-alunos, vão poder ganhar um dinheiro, o que irá estimulá-los a prosseguir nos estudos. Esses profissionais são modelos para as crianças que vêem que podem crescer na música e nos estudos e isso vai transformando o mundo delas e o nosso também. Precisamos do abraço, mas também de recursos para dar continuidade ao projeto”, acrescenta Marcio.

A orquestra, atualmente, atende cerca de 300 alunos de diversas idades. Todo o dinheiro arrecadado na campanha será revertido para o grupo, que pretende conquistar pelo menos R$ 30 mil. O “Abrace o Brasil” se encerra no “Dia de Doar”, que acontece em 28 de novembro. Quem se interessar em abraçar o projeto, pode doar através do site: https://abraceobrasil.org/pt-br/projetos/orquestradecordasdagrota. O valor mínimo para doação é de R$ 15 e o pagamento pode ser feito através de cartão de crédito ou boleto bancário.

“A arte tem o poder de agregar valor, fazer pessoas melhores. Todos deveriam ter acesso à cultura, dança, música, entre outros. Tudo isso é muito importante para a vida das pessoas, principalmente os jovens. A arte muda o olhar e a forma de ver o mundo”, conclui Selles.