Os primeiros mil metros

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A perfuração do túnel que ligará os bairros de Charitas, na Zona Sul de Niterói, ao Cafubá, na Região Oceânica, ultrapassou uma barreira emblemática, a dos primeiros 1 mil metros. 

Na última segunda-feira, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhou o andamento dos trabalhos, que estão avançando bem. Em apenas sete meses, já foram escavados  no total 1.160m, 590m pelo lado de Charitas e 570m pelo Cafubá.

É importante ressaltar que o cronograma da obra se mantém em dia num momento de grave crise econômico- financeira que o país atravessa, estando os trabalhos já próximos dos 1.200m de perfuração. 

Segundo o prefeito, até o final de junho acaba a fase de escavações (são 1.350m no total) e será possível atravessar o túnel do Cafubá até Charitas.

A obra integra o projeto da Via Transoceânica, planejado para ser o maior investimento em mobilidade urbana da cidade. Sua proposta é reduzir pela metade o tempo gasto entre a Zona Sul e Região Oceânica. A uma hora atual gasta para vencer 18 quilômetros cairá para 25 minutos, necessários para travessia dos 9,5 quilômetros da Transoceânica. A expectativa é atender mais de 120 mil pessoas em 11 bairros, com ciclovias em todo o trajeto e sistema moderno de transporte coletivo. 

Que venham novas marcas de superação.