NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Parque Orla Piratininga terá obras iniciadas em outubro

Orla da Lagoa de Piratininga ganhará espaços de lazer e contemplação

Foto: Evelen Gouvêa

O Parque Orla Piratininga, que pretende mudar a dinâmica social e ambiental do entorno da lagoa, está cada vez mais perto de sair do papel. Segundo informações da Prefeitura de Niterói, o projeto executivo será finalizado em julho e as obras começarão em outubro deste ano. 

De acordo com o Executivo, o projeto está sendo elaborado com propostas e ações de melhoramento da dinâmica hídrica e qualidade ambiental. Está incluído um conceito de drenagem sustentável para o tratamento das águas pluviais que chegam até a Lagoa de Piratininga. 

A ordem de início do projeto executivo do Parque Orla foi assinada em julho do ano passado, com um prazo de conclusão de seis meses, o que não ocorreu. O Parque Orla faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina - Cooperação Andina de Fomento (CAF). O investimento, no entanto, só será informado após a conclusão do projeto executivo. 

Projeto - A ideia é implantar em torno da Lagoa de Piratininga uma área de preservação e recuperação do ecossistema da região e de lazer para os niteroienses. O projeto preza pela preservação da lagoa, sem aterro de seu espelho d’água. Também haverá construção de pontes, requalificação de vias e investimento em iluminação pública.

Entre as iniciativas previstas, está a implantação de jardins filtrantes, soluções sustentáveis para reduzir sedimentos e nutrientes carregados pelas drenagens urbanas e naturais que chegam até a lagoa. De acordo com a Prefeitura de Niterói, o acesso ao Parque Orla será feito pensando nos pedestres e ciclistas, com o baixo fluxo de carros. Para isso, os pontos da TransOceânica, que entrou em operação recentemente, ficarão a cerca de cinco minutos dos principais acessos ao local, coincidindo, também, com as ciclorrotas. 

Ao longo do Parque Orla serão espalhados pontos de informações, lazer e contemplação, com decks multifuncionais. 

Scroll To Top