NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Peritos inspecionam encostas da Avenida Niemeyer, no Rio

Peritos avaliaram riscos de deslizamento

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Três peritos, indicados pela Justiça do Rio, fizeram na manhã desta quinta-feira (30), uma vistoria na encosta da Avenida Niemeyer, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, interditada desde a tarde da última terça-feira (28). Após a inspeção, a equipe deve apresentar um laudo sobre as condições de segurança da via, esclarecendo se há risco de novos deslizamentos de terra. O prazo para a apresentação do documento termina às 17h30 de sexta-feira (31). 

A vistoria foi determinada pela Justiça em resposta a recurso apresentado pela prefeitura do Rio contra o fechamento da avenida, que liga os bairros do Leblon e de São Conrado. A interdição ao tráfego cumpre decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, a pedido do Ministério Público do Estado. Após a liminar, o desembargador de plantão, Mauro Pereira Martins, determinou a escolha de peritos para a elaboração de um parecer e determinou que a via permaneça fechada até a análise do laudo pericial.  

No despacho, o desembargador destacou que, somente nos cinco primeiros meses de 2019, a Avenida Niemeyer sofreu três deslizamentos significativos de terra. Em um deles, em fevereiro, duas pessoas que estavam em um ônibus morreram. O magistrado acrescentou, que, diante dos episódios, o fechamento da via apenas em dias de chuva não afasta o risco à população. 

A inspeção é acompanhada por quatro técnicos do Instituto GeoRio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação. 

Fonte: Agência Brasil

Scroll To Top