NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Pneus reciclados viram arte em São Gonçalo

Luciane Marinho transforma pneus em bancos, balanços, peças decorativas e instrumentos para a prática de exercícios

Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Madeira, espuma e pneus reciclados. Com esses elementos, a administradora da Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, Luciane Marinho, transforma materiais recicláveis em arte. Desde maio o local está sendo decorado com peças ornamentais e voltadas para a prática de exercícios.

De acordo com Luciane Marinho, o objetivo é estender o trabalho artístico realizado com pneus para as escolas, praças e locais públicos do município. Como a APA costuma receber eventos, trilhas e excursões de alunos da rede municipal, a intenção é, também, passar aos visitantes  a importância da reciclagem para o meio ambiente. 

“Aqui nós fazemos banco, balanço, peças decorativas e instrumentos para prática de exercícios. O pneu tem um tempo de degradação muito grande, sendo prejudicial ao meio ambiente por poluir o solo e servir como criadouro de mosquitos. Por isso temos que buscar alternativas para mudar este quadro”, conta.

Convênio – Desde o início de maio, a Prefeitura tem atuado no recolhimento de pneus pelas ruas da cidade, através de convênio com a empresa Reciclanip. Até o momento, mais de 40 toneladas (cerca de 8 mil pneus) foram retirados das ruas.

Todas as unidades são levadas para um local de pulverização no Rio de Janeiro, sem qualquer ônus ou gastos para o município, com o objetivo de mantê-los fora das ruas e longe do meio ambiente. 

O serviço de recolhimento pode ser solicitado através do Disk Coleta Seletiva, através do telefone 97219-6555, que também funciona como whatsapp. 

Scroll To Top