A partir desta terça-feira (29), moradores do bairro da Ponta da Areia já podem contar com o atendimento de uma unidade do Programa Médico de Família. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou o módulo Maria Tereza Barbosa Rangel, batizado em homenagem a uma das moradoras ícones do bairro: a Vó Tereza, que por mais de 80 anos foi parteira e benzedeira. Cerca de 4,5 mil pessoas receberão assistência na unidade, que conta com uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.
“Tenho muito orgulho em estar aqui hoje e entregar uma unidade do Médico de Família na Ponta da Areia. Já entregamos obras e melhorias importantes no bairro, como o campo de grama sintética, abrigos para os pontos de ônibus, recapeamento de ruas, reforma na escadaria e na quadra do Morro da Penha, mas nós, que somos pais, sabemos a necessidade de ter um posto médico perto de casa. Esse módulo beneficiará muito todos os moradores, principalmente os que mais precisam”, afirmou.
A secretária de Saúde Maria Célia Vasconcellos explicou a importância de uma unidade como essa para a população.
“A unidade não é um simples consultório, é um modulo do Médico de Família que tem a função de promover saúde, evitar que as pessoas adoeçam e acompanhar os pacientes quando precisam. É um serviço complexo e de excelência. Essa é uma demanda antiga dos moradores e que está sendo atendida pelo prefeito”, concluiu.
O novo módulo do Médico de Família possui quatro consultórios, todos com mesa ginecológica, salas de pré-consulta, vacina, nebulização, curativo, coleta de sangue, farmácia, arquivo e sala de grupo para atividades de gestantes, hipertensão e diabetes, idosos, entre outros.
Moradora do local há mais de 20 anos, Maria Aparecida Otaviano conta que está ansiosa para ser atendida na unidade, assim como seus vizinhos.
“Quero ser uma das primeiras a receber atendimento, estamos todos muito felizes com essa realização”, declarou Maria, que estava acompanhada da sua filha e neta.