Dia mundial do livro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O dia 23 de abril do ano de 1930 foi marcado pelo falecimento de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega.

Bem mais tarde, em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu neste mesmo 23 de abril o “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor”, afim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual.

Além disso,  foi instituído também para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Na tradição da década de 30, no dia 23 de abril, também dia de São Jorge, era costume dar uma rosa para quem comprasse um livro. Trocar flores por livros tornou-se tradição em vários outros países.

A advocacia sempre teve uma relação muito estreita com os livros, pois é de fundamental importância para o desenvolvimento de todas as sociedades e para o crescimento intelectual de cada indivíduo.

É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores. Por fim, a leitura também é prazerosa especialmente quando escolhemos bons livros.

O prazer está no fato de que muitos livros nos levam a conhecer e viver aquela história, para no exercício de nossa honrada profissão, podermos mostrar o diferencial, que é o mais importante para o advogado, o conhecimento!