Esta semana surgiram várias denúncias sobre a atividade de milicianos que coagiriam comerciantes a vender produtos falsificados dentro de nossa cidade. Nós, da CDL Niterói, temos contato com lojistas de diversos pontos de Niterói e São Gonçalo por meio de nossa ouvidoria, mas nada nos foi relatado sobre a atividade de milícias.
Há alguns meses, um pequeno grupo de bandidos de fato estava forçando a venda de cigarros falsificados a bancas de jornal. Não tratava-se do comércio como um todo. De qualquer modo, esse grupo já foi desmantelado pela polícia e seus integrantes foram presos há muitos meses.
O que acontece, na verdade, é que existe uma prática muito comum, não se tratando de seguranças ou milicianos, mas sim de vigias, pessoas que oferecem o serviço de segurança de modo optativo a estabelecimentos comerciais ou residências, a fim de evitar pequenos delitos e furtos. Ou seja, são grupos que procuram fortalecer ainda mais a segurança e o bem-estar de quem frequenta lojas, bares e restaurantes da cidade.
A CDL tem total desconhecimento sobre essas possíveis atividades milicianas e está trabalhando para acabar com essa sensação de insegurança que estão tentando criar em nossa cidade. Boatos como esse apenas servem para favorecer a sensação de insegurança, que vem diminuindo com os recentes sucessos da polícia em coibir o crescimento e atividade de quadrilhas.
A prefeitura tem investido em diversas ações em prol da segurança de nossa cidade, como por exemplo o Pacto Niterói contra a Violência, participando de reuniões internacionais a fim de adquirir conhecimentos de casos que obtiveram sucesso em países como Colômbia e EUA, buscando diminuir e prevenir a atividade de criminosos em Niterói.
Quando notícias como essas surgem, o cidadão perde a confiança, o comércio perde força e a cidade se enfraquece como um todo. Estamos atentos aos acontecimentos dentro do município e defendemos que a cidade está menos perigosa. Não nos deixemos amedrontar por boatos. Niterói está se fortalecendo e está cada dia mais segura, graças às atuações da prefeitura e das polícias civil e militar. Unidos somos mais fortes.
Niterói sem milícia
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura