Porto da Pedra divulga logo para o carnaval 2017

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Logo foi criada por Jaime Cezário para o Porto da Pedra

Divulgação
 

A logo criada pelo carnavalesco Jaime Cezário para Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, foi buscar inspiração no cenário da cidade que é o berço das Marchinhas de Carnaval: o Rio de Janeiro. No calçadão de Copacabana, um Diabinho anão, divertido e malicioso, segura um estandarte, referência à primeira Marchinha criada para o Cordão Carnavalesco Rosa de Ouro, onde aparece o título do enredo. Ele está rodeado pelo triângulo amoroso mais famoso do Carnaval, o Arlequim, a Colombina e o Pierrô. O trio de personagens inspirou divertidas e românticas Marchinhas, que exaltam sempre algo bem característico dos sassaricos momescos: todos são de todos e ninguém é de ninguém!

O desenho dos personagens foi buscar inspiração nos traços do chargista, ilustrador e designer gráfico carioca J. Carlos. Ele teve grande sucesso na primeira metade do século XX, quando o Carnaval de Rua e dos salões tiveram seu apogeu na cidade do Rio de Janeiro. J. Carlos ilustrou as melhores revistas de sua época: O Malho, O Tico Tico, Fon-Fon, Careta, A Cigarra, Vida Moderna, Eu Sei Tudo, Revista da Semana e Para Todos.

A moldura dourada foi buscar inspiração em sua forma irregular e curva na Art Nouveau.  A Art Nouveau inspirou muitos designers gráficos na primeira metade do século XX, e se utilizava de formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas.

O detalhe das bananas e de suas folhagens, utilizada ao redor da moldura, simboliza o nosso antropofagismo cultural que transformou influências internacionais em algo genuinamente nacional, ou melhor, carioca. "Yes, nós temos banana!"

O trabalho de editoração gráfica  ficou sob a responsabilidade do Designer Gráfico Eder Osório.