Estrada da Garganta é interditada por queda de poste

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Poste ficou pendurado apenas pelos fios

Marcelo Feitosa

Uma quinta-feira de caos no trânsito de Niterói. Na manhã desta quinta-feira (18), um poste caiu na Estrada da Garganta e interditou completamente o fluxo de veículos no local. A via, que é um dos principais acessos entre a Zona Sul de Niterói e a Região Oceânica, precisou ser fechada nos dois sentidos, Santa Rosa e Largo da Batalha, por mais de nove horas. De acordo com a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), o acidente aconteceu por volta das 7h, quando o poste tombou e ficou pendurado pelos fios. Ninguém ficou ferido. Moradores tiveram serviço de energia elétrica e telefonia interrompidos durante todo o dia. 

O trânsito foi liberado parcialmente em esquema de pare-siga às 17h na pista sentido Largo da Batalha. Por volta das 20h30 o trânsito foi liberado em ambos os sentidos da via.
 
De acordo com moradores da região, a estrutura já apresentava problemas e foi trocada há menos de um mês. O motoboy Miguel da Silva, de 28 anos, mora próximo ao local onde tudo aconteceu e relatou que as reclamações em relação ao poste são constantes. 
 

Trânsito ficou congestionado pela manhã

Marcelo Feitosa

“Já esperava que algo assim acontecesse. Recentemente, uma equipe veio até aqui e trocou o poste, mas ficaram muitos fios espalhados por aqui e ainda ficamos sem luz por dois dias. Só espero que a história não se repita hoje”, relatou Miguel. 
 
Durante toda a manhã, moradores que iam para o trabalho precisaram desviar dos fios e passavam por baixo do poste com medo da estrutura cair completamente. A estudante Ariane Silva, de 20 anos, acredita que as fortes chuvas que atingiram a região possam ter sido a causa do ocorrido. 
 
“Moro aqui há uns dois meses e sempre que passava aqui percebia que o poste estava comprometido. Pensei que ia melhorar com a troca, mas não foi o que aconteceu. Dá medo de passar por aqui. Está muito perigoso”, disse a estudante. 
 
Tombado e sustentado pelos fios, o poste ficou escorado em uma árvore. Por volta das 9h30, a energia elétrica ainda não havia sido isolada, gerando motivo de preocupação para os pedestres. 
 
“Estamos passando e vendo que sai fumaça dali, além dos barulhos. Isso é muito perigoso, pode dar um curto ou coisa parecida. Muitas crianças passam por aqui nesse horário para ir à escola e não podem conviver com essa situação de risco”, reclamou o aposentado José Guedes, de 56 anos. 
 
Ainda segundo ele, toda vez que chove no local, a água que desce do morro acaba batendo com força no poste, comprometendo sua estrutura. 
 
“Isso já nos preocupava, porque sempre que cai uma chuva vemos que a água passa com tudo pelo poste. Não adianta trocá-lo e não reforçar a base”, pontuou o aposentado. 
 
Trânsito – Com o intuito de diminuir o impacto no trânsito, a NitTrans disponibilizou agentes para orientar os motoristas que tentavam acessar a Estrada da Garganta. Como alternativa, os veículos eram direcionados para a Estrada da Cachoeira (Avenida Rui Barbosa), em São Francisco, e Ititioca. Desde Santa Rosa, os motoristas já eram avisados sobre a interdição, o que evitou maiores congestionamentos. 
 
No entanto, quem tentava seguir para a Zona Sul e para o Centro da cidade utilizando a Estrada da Cachoeira precisou ter paciência. Uma longa fila de carros e ônibus se formou no local e o fluxo seguiu lento durante toda a manhã.  
 
Questionada, a Ampla, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica da região, informou, por meio de nota, que "a queda do poste na Estrada da Garganta foi motivada pelo acúmulo de água no solo onde o poste estava instalado, devido às chuvas dessa semana". 
 
A empresa enviou uma equipe para o local para realizar os reparos necessários. Para isso, o fornecimento de energia elétrica precisou ser interrompido até que o caso fosse solucionado.