NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Praças de Niterói se transformam em centros de convivência para crianças e idosos

Famílias niteroienses podem se divertir durante as férias nos novos aparelhos das praças da cidade

Divulgação

Criar espaços de lazer alternativos para a garotada e incentivar a prática de exercícios entre os “jovens” da terceira idade são objetivos da Prefeitura de Niterói para 2016. E um sinal disso já pode ser visto em algumas praças. Além dos aparelhos de ginástica que auxiliam na reabilitação motora dos idosos, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos vem instalando desde a semana passada brinquedos novos em diversos bairros da cidade.  
 
Serão 15 novas academias implementadas, ao ar livre, e a primeira já será inaugurada neste domingo (28-12), na praça  do Boa Vista. Asa-Delta (Jurujuba), César Tinoco (Ingá), Horto de Itaipu, Viradouro e Ilha da Conceição também receberão os equipamentos. Os demais locais estão sendo estudados de acordo com o a necessidade do bairro.

A previsão é que, até o final do primeiro bimestre de 2016, todos conjuntos já estejam instalados. Dependendo do local, pode ter até de 5 a 10 aparelhos direcionados especificamente para o idoso.

Os equipamentos serão instalados com explicações sobre o seu uso correto e favorecem o condicionamento físico, fortalecendo a musculatura e articulações. Os exercícios podem ser feitos em sequências aleatórias, e cada frequentador da Academia estabelecerá o seu limite para a realização dos treinos.

“ No  casos dos idosos, oferece uma alternativa para acabar com o sedentarismo. Eles poderão fazer de maneira equilibrada. Niterói é uma cidade que tem muitos idosos, e essa alternativa, que já é utilizada em vários pontos do mundo, cria um grande local de convivência.. O importante é ter esses locais de convivência na cidade. Até o risco de quedas diminui quando o idoso ganha força muscular. É muito boa essa iniciativa “ diz  a professora de  educação fisíca Gilceia Tostes.

Ela lembra que, com a musculação, são prevenidas a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes, a osteopenia e a osteoporose, apenas para citar alguns males. Mas o principal benefício da prática é o aumento na independência e autonomia funcional, o que contribui intensamente para a melhora na qualidade de vida do idoso.

A Secretaria de Conservação explica que o objetivo da prefeitura não é transformar, idosos em atletas, pois os exercícios terão que ser feitos com equilíbrio, e sim incentivar a atividade física e promover a interatividade.

São simuladores de caminhada, simuladores de cavalgada, aparelhos para alongamento, barras paralelas, entre muitas outras opções.
 
Além dos aparelhos de ginástica, diversas praças de Niterói estão recebendo novos brinquedos. Compostos por balanço de dois lugares, escorregador, escada e cordas, além de rampa de escalada e ponte, cada conjunto de brinquedos já foi instalado no Horto do Barreto, no Parque da Cidade, em Santa Bárbara, na Ilha da Conceição, no Boa Vista, na Engenhoca, em Piratininga e no Ingá. De acordo com a secretária de Conservação e Serviço Públicos, Dayse Monassa, os outros locais que vão receber os brinquedos também estão sendo definidos junto com o prefeito Rodrigo Neves.
 
"Estamos trabalhando desde o final deste ano para equipar as praças e locais de grande movimentação, oferecendo lazer e beneficiando as crianças e os idosos. Até o final do primeiro bimestre de 2016, teremos instalado estes módulos. “Estamos em constante conversa com o prefeito (RodrigoNeves), definindo os locais onde há necessidade e espaço para a colocação”, garantiu Dayse.

Scroll To Top