Prefeitos debatem propostas para o Leste Fluminense

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói e presidente do Conleste, Rodrigo Neves, apresentou uma ferramenta de apoio à gestão

Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) reuniram-se no final da tarde desta terça-feira (31), em Silva Jardim, para debater os avanços nas negociações entre o grupo de municípios com a Petrobras em relação à retomada do Comperj, o Plano de Desenvolvimento da região, conhecer as ferramentas de apoio à gestão do Ministério Público estadual, além de buscar informações sobre parcerias público-privadas na área de saneamento e fornecimento de água.

Comandada pelo prefeito de Niterói e presidente do consórcio, Rodrigo Neves, a reunião contou, pela primeira vez, com a participação do procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem, que apresentou aos prefeitos a plataforma MP em Mapas, uma ferramenta de apoio à gestão e que está sendo disponibilizada para prefeituras e à população.

“Esse é o consórcio constituído, levando-se em conta os impactos do complexo petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e interage com praticamente todas as regiões do Estado, e temos certeza que nossa experiência será bem-sucedida ao longo dos próximos quatro anos. A presença do Ministério Público aqui é muito importante nesse sentido, pois a cooperação entre as instituições, respeitadas suas autonomias, é fundamental para a democracia”, disse Rodrigo Neves.

Logo após a apresentação do sistema do MP, que possibilita o acompanhamento fiscal das cidades e disponibiliza outras ferramentas, como dados demográficos e orçamentários, feita pelo procurador-geral, Rodrigo Neves sugeriu a formação de um termo de cooperação entre as 15 prefeituras do Conleste e o Ministério Público para capacitação de técnicos e servidores municipais.

Os prefeitos também conversaram sobre a estruturação do Plano Estratégico do Conleste e os temas que pretendem abordar, entre eles a distribuição de água, saneamento, linha 3 do metrô e geração de empregos, entre outros assuntos.

“Temos de nos preparar para abordar os temas que consideramos estratégicos em nossas cidades e em nossa região, para o médio e longo prazo, pelos próximos 20, 30 anos”, lembrou Rodrigo Neves, que anunciou o lançamento de uma plataforma web do Conleste no mês que vem, em São Gonçalo.

Outra proposta apresentada foi a realização de uma caravana dos chefes do Executivo, com deputados federais do Estado do Rio, a Brasília para pleitear, junto ao governo federal, a liberação de emendas feitas por esses parlamentares e já aprovadas para as cidades.

Em seguida, os prefeitos assistiram às apresentações de três temas: Escola de Governo, coordenado pela secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer; Distribuição de água, feita pelo presidente do grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche; e Financiamentos e Oportunidades de Negócios, apresentado pela superintendente da Caixa Econômica Federal do Centro Leste Fluminense, Marcele Ferreira.