Prefeitura contesta pesquisa da Firjan

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Sistema Firjan divulgou na semana passada o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), com dados relativos ao ano de 2013. Com o objetivo de divulgar as boas práticas de gestão e estimular a cultura da responsabilidade administrativa, o documento divulgado colocou Niterói na 46ª posição entre os 83 municípios avaliados no Estado do Rio de Janeiro e no 1719º lugar entre os municípios brasileiros.

Ao verificar o porquê de uma nota tão baixa, já que houve expressiva recuperação nas contas públicas de Niterói em 2013, a Secretaria Municipal de Fazenda concluiu que houve um erro da entidade pelo fato do índice de liquidez ter sido igual a zero, de acordo com o estudo.

O IFGF é composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, permitindo-se aferir o desempenho da administração no tempo, como também uma comparação com os demais entes da Federação.

“Computando-se o índice à luz dos balanços, é fácil verificar que deve ter havido algum erro, uma vez que nos balanços publicados houve superávit financeiro, superávit primário e superávit nominal”, explica o secretário Cesar Barbiero.

Procurada, a Firjan não respondeu até o fechamento desta edição.